APLs de fruticultura e de produtos da sociobiodiversidade podem receber recursos federais

20/07/2012

O benefício faz parte do programa de Arranjos Produtivos Locais (APLs), desenvolvido em Rondônia pela Secretaria de Estado do Planejamento e Coordenação Geral (Seplan), que após identificar demandas dos setores nos municípios solicitou a elaboração de projetos para captar recursos do governo federal em edital aberto pelo Ministério da Integração Nacional através da SUDAM.
 
 Os projetos foram elaborados e cadastrados no Sistema de Convênios do Governo Federal (Siconv), pela Comissão Multidisciplinar de Captação de Recursos da Seplan, no âmbito do Ministério da Integração Nacional e aguardam parecer de aprovação do órgão. Serão mais de 500 mil na aquisição de equipamentos que irão atender necessidades das associações e garantir qualidade e valorização dos produtos desenvolvidos em Rondônia.
 
 Segundo o gerente de Políticas Públicas da Seplan, Natan Oliveira, as propostas para fortalecimento e criação de agroindústrias desenvolvidas com base nos conceitos de APLs garantem a viabilidade da execução com um risco de insucesso bem menor, vez que todos os agentes da cadeia estarão comprometidos em executá-lo.  “O núcleo estadual têm priorizado os APLs de inclusão, como é o caso destes dois de fruticultura, localizados na região central do Estado, com destaque para cadeia produtiva do tomate em Alto Alegre dos Parecis, pois o município possui a maior plantação do segmento em Rondônia. Também priorizamos os produtos da sociobiodiversidade em Guajará-Mirim. Trabalhamos para que as ações sejam alinhadas ao objetivo maior do Plano Fututo”, ressaltou Natan.
 
 A cooperação entre a equipe de Políticas Públicas e a comissão multidisciplinar na formulação e envio das propostas representou esforço do governo em investir no pequeno agricultor familiar e no extrativista. “O fortalecimento das cadeias produtivas também é um caminho para valorização da agricultura familiar. Além de gerar emprego e renda para os pequenos agricultores, também desenvolve os municípios e, consequentemente, o Estado”, afirmou Arielia Vieira, membro da comissão multidisciplinar.
 
 A equipe é responsável pela identificação de editais abertos por órgão federais, que disponibilizam recursos financeiros, e também de demandas dos órgãos estaduais. A partir destas informações são desenvolvidas propostas que são cadastradas no Siconv com objetivo de captar recursos e concretizar ações pontuais do Estado.