Mobilização do Gespública reunirá órgãos estaduais

25/07/2012

O evento será conduzido pelo voluntário do Gespública em Rondônia, Jorge Elarrat, e terá como foco a aplicação da Autovaliação, uma das principais ferramentas utilizadas nos órgãos públicos que aderiram o modelo para aperfeiçoar a gestão e oferecer serviço público de qualidade.

A iniciativa é uma estratégia do núcleo estadual para impulsionar o desenvolvimento das ações do programa no Estado. “A maioria dos órgãos estaduais já adotaram o modelo de gestão, porém alguns não tiraram os objetivos do papel. É preciso executar, aplicar as ferramentas, que significa realizar Autoavaliação, elaborar o Plano de Melhorias em Gestão (PMG), aplicar Pesquisa de Satisfação, entre outros instrumentos que resultam na modernização dos serviços públicos”, enfatizou a coordenadora do núcleo estadual do programa Klycia Lis, que ressaltou ainda a meta do governador Confúcio Moura em oferecer aos cidadãos usuários um serviço público digno e orientado.

Rondônia possui 39 órgãos estaduais. Desde total, 26 assinaram termo de adesão ao Gespública assumindo o compromisso de aplicar e aperfeiçoar boas práticas de gestão. Além das instituições estaduais, o núcleo possui ainda adesão da prefeitura de Porto Velho, que atua através da Secretaria Municipal de Planejamento (Sempla), Secretaria Municipal de Projetos e Obras Especiais (Sempre) e a Secretaria de Desenvolvimento Socioeconomico e Turismo (Semdestur). O Gespública em Rondônia conta ainda com adesão de oito órgãos federais.

De acordo com a coordenação um dos órgãos com sucesso na execução do Gespública é o Tribunal Regional do Trabalho 14ª Região (TRT/RO), que após realizar quatro ciclos de Autoavaliações e executar as ações traçadas no Plano de Melhorias se tornou referência na prestação de serviço com qualidade e irá concorrer ao Prêmio Nacional de Gestão Pública, em Brasília. Outro exemplo é o Tribunal Regional Eleitoral (TRE) com a publicação da Carta de Serviços, que serviu de base para o Supremo Tribunal Eleitoral (STE). “Os órgão estaduais precisam ter este foco para que Rondônia seja referência no Brasil. Não é fácil, mas se todos honrarem os compromissos firmados durante assinatura e trabalharem em prol do programa é possível concretizar a mudança da cultura de que o serviço público não tem qualidade”, concluiu Klycia.