Servidores estaduais aprendem sobre ferramenta do Gespública

10/08/2012

O curso foi ministrado pelo consultor ad hoc do Gespública e examinador sênior do Prêmio Nacional de Gestão Pública (PQGF), Alberto James, que também faz parte do Núcleo de Excelência Pública do Maranhão (NEP-MA).
 
 A iniciativa teve como objetivo capacitar servidores sobre aplicação da principal ferramenta do Gespública, a Autoavaliação, que consiste em um diagnóstico interno das práticas de gestão utilizadas nas instituições. Com este processo é possível identificar os pontos fortes e as oportunidades de melhorias de cada organização. A avaliação servirá de base para elaboração de um Plano de Melhorias com ações que visem o aperfeiçoamento dessas práticas.
 
 Para a servidora da Assembleia Legislativa, Dilma Santos, o evento foi oportunidade para aprofundar-se nos critérios de excelência que baseiam o programa. Ela acredita que a iniciativa do núcleo Gespública foi muito bem vinda, principalmente pelo fato de a Assembleia estar iniciando a implantação do modelo na organização.
 
 “Os conhecimentos adquiridos aqui serão disseminados e colocados em prática no decorrer do desenvolvimento do programa. Acreditamos que o Gespública já deu certo em Rondônia e que futuramente nossos órgãos estarão recebendo prêmios de qualidade na prestação de serviços públicos e nós queremos fazer parte desta história”, ressaltou Dilma, que complementou informando que durante esta semana, presidentes das Assembleias Legislativas de todo Brasil estiveram reunidos, em Brasília, para tratarem da adesão do programa em todas as casas de leis do País.
 
 A coordenadora estadual do Gespública, Klycia Lis, disse que o núcleo tem capacitado constantemente os servidores estaduais para que tenham conhecimentos mais aprofundados sobre o instrumento de avaliação, que é baseado no modelo de excelência em gestão. “Saímos desse curso com a esperança de uma melhora significante nas organizações. Fiquei entusiasmada com a participação dos servidores, que se comprometeram em aplicarem a ferramentas nas instituições que representam e paralelamente auxiliar outras organizações na execução da ferramenta”, expressou Klycia.
 
 Ao destacar a importância da capacitação, James ressaltou o privilégio que Rondônia tem de poder contar com apoio do governador do Estado para a execução do Gespública no Estado.