Seplan fortalece atuação do Núcleo de Arranjos Produtivos no Estado

14/08/2012

A iniciativa foi da Secretaria de Estado do Planejamento e Coordenação Geral (Seplan), responsável por coordenar as atividades do núcleo, em Rondônia, por meio do secretário George Braga, que tem apoiado de forma significativa as atividades do núcleo.

A continuidade dos trabalhos de identificação de empreendimentos com as mesmas atividades produtivas nos municípios de Rondônia foi uma das ações destacadas pelo gerente de Políticas Públicas e coordenador do NEAPL, Natan Oliveira. O trabalho consiste na criação de grupos regionais que articulem estratégias de fortalecimento dos arranjos formados por esses empreendimentos. Entre os resultados alcançados pela formação desses grupos está o cadastramento no Sistema de Convênios do Governo Federal (Siconv) de propostas para aquisição de equipamentos para os segmentos de fruticultura nos municípios de Rolim de Moura e Alto Alegre dos Parecis, e da sociobiodiversidade em Guajará - Mirim.

O encontro foi pautado ainda pelas ações previstas pelo núcleo, como homologação no Ministério de Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior (MDIC) dos arranjos de fruticultura no centro sul do Estado, e da sociobiodiversidade e turismo na região do Mamoré. A construção de políticas públicas para o agronegócio e a formação de câmara técnica da fruticultura, por meio da Secretaria de Estado da Agricultura (Seagri) também foram debatidas durante a reunião de trabalho.

Um ponto importante levantado pelo coordenador foi sobre a situação da castanha do Brasil em Rondônia. Ele solicitou da câmara técnica de fruticultura, um debate para definir a produção, as agroindústrias e os agentes financeiros em torno dos empreendimentos do produto. “É necessário colocarmos uma diretriz de política pública para o beneficiamento da castanha do Brasil. Precisamos trabalhar essa questão juntos. Corremos o risco de ter castanha de menos para empreendimentos demais ou vice versa, por isso é necessário um estudo específico e em conjunto com as forças que temos. Essa ideia é amplamente apoiada pelos membros do núcleo, que estarão realizando reunião específica para esta tratativa já na próxima semana”, enfatizou Natan.

O gerente, que estava acompanhado da técnica em APLs, Celi Arruda, também ressaltou a elaboração dos Planos de Desenvolvimento dos APLs de Confecção de Cacoal e Pimenta Bueno; da Sociobiodiversidade e Turismo de Guajará-Mirim; e de Frulticultura na Região centro Sul do Estado.