Semana da Pátria é oficialmente aberta em Rondônia

03/09/2012

A cerimônia foi realizada na Praça do Palácio Getúlio Vargas com objetivo de celebrar o civismo e refletir a importância da data que irá celebrar os 190 anos de independência do Brasil.

 

 A abertura da solenidade iniciou com o hasteamento das bandeiras dos Estados brasileiros pelas autoridades de Estado, e a do Brasil por George Braga, acompanhado do representante da Assembleia Legislativa, deputado Marcos Donadon, e do chefe de gabinete do governador, Waldemar Alburquerque, que hastearam, respectivamente, as bandeiras de Rondônia e Porto Velho. O momento foi acompanhado pelo Hino Nacional, tocado pelas bandas de música da 17ª Brigada de Infantaria e Selva, Base Aérea e Polícia Militar. O secretário adjunto da Seplan, Pedro Pimentel, participou da solenidade cívica e, na oportunidade, hasteou a bandeira do Estado de Santa Catarina.

 

 

         

 

 

         

 

 A programação do evento contou com apresentação dos alunos da Escola Estadual Barão dos Solimões, que cantaram as músicas regionais “Canto em favor das matas” e “Estrada de Ferro Madeira Mamoré”, de autoria do compositor Bado e regência do maestro Bira Lourenço. Os alunos do Colégio Tiradentes da Polícia Militar, também realizaram apresentações. O momento também foi marcado pela chegada do fogo olímpico, conduzido por alunos-atletas, que se destacaram nas olimpíadas escolares.

 

 Durante seu discurso, George ressaltou a importância da presença dos alunos e contextualizou a data de independência com o momento que Rondônia passa. “A independência também vem com o desenvolvimento, a inclusão social, melhorias na área da saúde, educação, construção de estradas, oportunidade de emprego e o progresso da nossa região. O Governo de Rondônia trabalha para a melhoria de todos. Nossa independencia esta aí no crescimento do estado, no desenvolver das indústrias da Amazônia com foco nos modais de transporte, seja com a hidrovia do Madeira, com abertura definitiva da estrada do Pacifico, ou com autorização da presidente Dilma para construção da ferrovia que chegará até Vilhena e que precisamos trazer até Porto Velho”, disse Braga que declatou “aberta oficialmente a Semana da Pátria”.

Participações
 

O evento reuniu diversas autoridades do Estado; representantes da Marinha, do Exercito e Aeronáutica; professores e alunos da rede estadual de ensino e o público em geral.

Representando o Bispo Dom Esmeraldo, o vigário Geral, padre Rui Feitosa e o pastor da Assembleia de Deus, Joel Holder, abençoaram a comemoração. “É sempre bom lembrar que a palavra pátria, significa laço de paternidade. É nosso dever honrar a terra, honrar o nosso berço”, disse Rui. Pastor Holder abençoou os governantes, “É nosso dever amar, respeitar e defender a nossa pátria. Que Deus abençoe nossos governantes, que nos representam”.

O ponto chave da semana acontece no dia 7 de setembro, dia da Independência do Brasil. Este ano o tradicional desfile vem com novidades, a começar pelo horário do evento, que acontecia no período da manhã, mas que pelo calor da Capital, será realizado a partir das 18h, na Av. Migrantes.