Representantes do agronegócio chegam dispostos a investir em Rondônia

14/09/2012

Os dirigentes empresariais, que vieram a convite do ex-ministro Roberto Mangabeira Unger, trazem a Rondônia a expectativa de realização de negócios de um setor que responde pela geração de cerca de um trilhão de reais por ano.

 

 No encontro com o governador, estiveram presentes Francisco Matturro (vice-presidente da ABAG - Associação Brasileira do Agronegócio); José Cassiano Gomes dos Reis (diretor da Sociedade Rural Brasileira); Luiz Lourenço (presidente da Cocamar Cooperativa Agroindustrial); Urbano Campos Ribeiral (presidente da Agroceres); e Eduardo Camargo (diretor-executivo da ABAG).

 

 Ao receber a comitiva, o governador Confúcio Moura destacou que o Estado de Rondônia possui grande vocação para o agronegócio. “Temos possibilidade de desenvolver projetos muito interessantes. Rondônia é o Estado da reforma agrária e da agricultura familiar. E a presença desse grupo de fortíssimos investidores é o primeiro passo para que muitos projetos aconteçam dentro do nosso Estado”, destacou o governador.

 

 Para o vice-presidente da ABAG, Francisco Matturro, existe um grande interesse em Rondônia. “Essa é uma das últimas fronteiras para o desenvolvimento do agronegócio nacional, que possui uma boa infraestrutura, que é muito bem governado e o mais importante, com uma excelente visão de futuro, que é o mais importante do ponto de vista dos empreendedores”, garante.

 

 Da reunião também participaram o secretário de Estado do Desenvolvimento Econômico e Social (Sedes), Edson Vicente; o presidente da Fundação Rondônia Ciência-Tecnologia-Inovação, Alberto Lourenço; e o empresário rondoniense Arthur Frozoni, de Vilhena, que representou o agronegócio do Estado na reunião.

 

 Para o secretário de Estado do Desenvolvimento Econômico e Social (SEDES), Edson Luiz Vicente, “este encontro poderá ser o início de uma nova e promissora etapa para o agronegócio dentro do nosso Estado”.

 

 A programação prevê visitas nesta quinta e sexta-feira, ao interior do Estado, a comitiva deve visitar um moderno frigorífico de Rolim de Moura; uma fazenda considerada modelo na produção de grãos e no confinamento de gado, em Cerejeiras; e uma propriedade onde se desenvolve a piscicultura, na região de Ariquemes. Também está confirmado para hoje um encontro com empresários do Cone Sul do Estado, no auditório da Cooperativa Credisul, a partir das 19h30, em Vilhena.

 Agronegócio

 

 Os dirigentes empresariais representam as diversas cadeias produtivas do agronegócio, que envolvem operações desde a produção, armazenamento, distribuição e comercialização de insumos e de produtos agropecuários e agroflorestais.

 

Também incorporam todos os serviços de apoio, como pesquisa e assistência técnica, processamento, transporte, comercialização, crédito, exportação, serviços portuários, distribuidores (dealers), bolsas, industrialização e o consumidor final.

 

 A contribuição do agronegócio é decisiva para a posição privilegiada do Brasil. O país é o terceiro maior exportador mundial, principalmente de soja, milho, carne bovina e frango.