Seplan debate Ciência e Tecnologia em Fórum Nacional

21/09/2012

Como membro do Conselho Nacional de Secretários para Assuntos de Ciência, Tecnologia & Inovação (Consecti), o secretário adjunto de Planejamento e Coordenação Geral (Seplan), Pedro Pimentel, participou do Fórum Nacional do Conselho. O evento foi realizado em conjunto com o Conselho Nacional das Fundações de Amparo à Pesquisa (Confap) e o Encontro Regional de Pró- reitorias de Pós-Graduação e Pesquisa (Foprop), em Gramados (RS).

Com a presença de mais de 150 gestores de Ciência e Tecnologia de todo Brasil, o encontro debateu temas estratégicos como políticas integradas e valorização da ciência, tecnologia e inovação no País, ao lado da preocupação com a retomada do nível de investimento no setor.

Durante a programação, representantes estaduais tiveram oportunidade de explanar sobre o cenário de seus Estados. O secretário adjunto da Seplan expôs a importância da valorização da identidade de Rondônia no contexto das discussões e ressaltou as principais atividades econômicas do Estado, baseados na agricultura, pecuária, indústria alimentícia, extrativismo, entre outras. A ideia foi mostrar a necessidade de se agregar valor aos produtos da biodiversidade encontrados na região, possibilitando estudos mais aprofundados, permitindo que Rondônia participe ativamente do desenvolvimento científico do Brasil.

O evento contou com a presença de autoridades como o ministro de Ciência, Tecnologia e Inovação, Marco Antônio Raupp, que falou sobre tramitação do Projeto de Lei do Novo Código do Setor e o investimento federal previsto para a área no Brasil para o próximo ano. A previsão para 2013, anunciada pelo ministro, foi caracterizada como inédito, com valor de 10,2 bilhões de reais, segundo ele, um aumento de 15,1%.

Também estiveram presente no Fórum, o governador do Rio Grande do Sul, Tarso Genro; o secretário executivo do MCTI, Luiz Antônio Elias; secretários estaduais de Ciência, Tecnologia e Inovação, que compõem o Consecti; presidentes das Fundações Estaduais de Amparo à Pesquisa, que formam o Confap; entre outras autoridades.