Semana Nacional de Ciência e Tecnologia começa segunda

11/10/2012

Serão realizadas uma série de atividades simultâneas voltadas para discussão do tema da 9º edição do evento: “Economia Verde, Sustentabilidade e Erradicação da Pobreza”. A iniciativa é do Ministério de Ciência, Tecnologia & Inovação, por meio dos governos Estaduais. Em Rondônia a coordenação do evento é da Secretaria de Estado do Planejamento e Coordenação Geral (Seplan).

Nesta edição, serão promovidas e estimuladas atividades de difusão e apropriação social de conhecimentos científicos e tecnológicos relacionados com o tema. Serão debatidas também as estratégias e mudanças necessárias para enfrentar os desafios da sustentabilidade, nas suas dimensões ambiental, econômica e social.

De acordo com a gerente de Ciência, Tecnologia & Inovação da Seplan, Conceição Rúbia, Rondônia é o segundo Estado do País com o maior número de atividades cadastradas, até o momento. “A posição pode subir, pois o cadastramento de atividades ainda está em aberto”, ressaltou Rúbia, ao lembrar que o Estado esteve em primeiro lugar na 7ª edição em 2010, com a realização de 3.478 eventos em 34 municípios, envolvendo 18 instituições do Estado.

Neste ano, serão realizadas mais de 3 mil eventos simultaneamente na capital e nos municípios de Ariquemes, Buritis, Cabixi, Espigão do Oeste, Guajará-Mirim, Nova Mamoré e Novo Horizonte. Só em Porto Velho estão previstas 2.892, em escolas municipais e estaduais, igrejas, faculdades, associações, instituições de ensino superior, entre outros, durante o período do evento, que, em Rondônia, prossegue até o dia 27.

Entre as atividades estão:Mostras de trabalhos científicos; Feiras; Ciclo de Debates; Visitas aos laboratórios de instituições de pesquisa no Estado; Reuniões; Festivais; Mesas Redondas; Seminários;Exibição de vídeos e filmes temáticos; Workshops; Palestras; Oficinas; Espetáculos teatrais e musicais; e performances temáticas ligadas ao desenvolvimento sustentável.

Mais de 500 cidades brasileiras terão eventos, centrados, sobretudo no tema principal da Semana. A programação da Semana em Rondônia está disponível no site da Seplan, no endereço: www.seplan.ro.gov.br