Debate sobre Engenharia integra Semana Nacional de Ciência e Tecnologia

22/10/2012

As atividades promovidas em Rondônia durante a Semana Nacional de Ciência e Tecnologia (SNCT) contou com realização da I Semana das Engenharias de Porto Velho (SEMENG), pelo Núcleo de Tecnologia (NT), da Fundação Universidade Federal de Rondônia (Unir), na última semana. O evento contextualizou o tema Economia Verde, Sustentabilidade e Erradicação da Pobreza às práticas da engenharia.

A assessora técnica de Ciência, Tecnologia e Inovação da Seplan, Valdenira Farias, representou o secretário da pasta, George Braga, na solenidade de abertura do evento, realizada no auditório no Instituto Luterano de Ensino Superior de Porto Velho (ULBRA). Na ocasião, ela ressaltou o trabalho da Seplan na coordenação da SNCT e da importância de ter a Unir como parceira nos eventos. Valdenira lembrou ainda que a programação da SNCT, em Rondônia, prossegue até o próximo dia 27.

Durante a programação do evento da Unir, os presentes tiveram oportunidade de participarem de diversas palestras e minicursos sobre a temática. Entre eles, esteve o debate sobre Sustentabilidade e Engenharia, proferida pelo professor Lineu Belico dos Reis, na Universidade Federal de São Paulo.

Também foram abordados nas atividades da Semana de Engenharia, a Análise de Transitórios em SEP e SMARTGRID - Fontes Renováveis, Redes Inteligentes e a Sustentabilidade Energética; O Canteiro de Obras Segundo a NR 18 do Ministério do Trabalho e Emprego; e Soluções Gerdau para Construção Civil; Entre outros.