Territorialização do Plano Brasil Maior abrange Rondônia

24/10/2012

A construção do documento faz parte da estratégia do Governo Federal de convergi-lo com o Plano Brasil Maior. A ideia é mobilizar as forças produtivas de cada Estado brasileiro para um levantamento das demandas na área industrial em suas localidades, para integrá-las e promover os investimentos necessários, resultando em inovação, competição e crescimento do país.

Em Rondônia, a coordenação das atividades está sendo realizada pelo NEAPL/ RO, por um ser um dos objetivos do Plano, integrar a política nacional da indústria à política de Arranjos Produtivos Locais.

De acordo com uma das técnicas do NEAPLs, da Secretaria de Estado do Planejamento e Coordenação Geral (Seplan), Celi Arruda Lisboa , é de suma importância de Rondônia estar inserido no Plano Brasil Maior, por ser a oportunidade de o Estado fortalecer a política estadual da indústria. O cenário industrial de Rondônia está mudando e precisamos adaptar às políticas de desenvolvimento. Antes nossas indústrias eram voltadas para o agronegócio, hoje o setor está mais diversificado, com a formação de pólos de confecções, em Cacoal e Pimenta Bueno, por exemplo. Explicou Celi.

Estiveram presentes no encontro, o diretor geral da Agência Estadual de Vigilância em Saúde (Agevisa), Belgrano José Cavalcanti; o secretário da Associação de Assistência Técnica e Extensão Rural de Rondônia (Emater), Elisafan Sales; o diretor regional do Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (SENAI), Vivaldo Matos; e representantes do Serviço de Apoio à Micro e Pequenas Empresas (Sebrae), Carlos Alberto França; da Secretaria de Desenvolvimento Social (Sedes), Gerson Zanata; e da Junta Comercial (Jucer), Adriana Pires.

A agenda elaborada pelo grupo será entregue até o final deste ano ao Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior (MDIC), e ao mesmo tempo será agendado a realização de uma seminário, em Rondônia.