George Braga participa de debate entre Governo e ministro da Ciência,Tecnologia e Inovação

25/10/2012

O governador Confúcio Moura destacou ao ministro as pesquisas em desenvolvimento em Rondônia, mas ressaltou que essas não são suficientes para nortear aquilo que é de interesse do Governo e citou o setor da alimentação como exemplo. “Mesmo sendo realizados no Estado, os estudos em torno da área, não temos resultados de forma rápida e concreta e é isso que precisamos”, destacou.

 

 Ao enfatizar o interesse do Governo do Estado com foco no fortalecimento das pesquisas, o ministro ressaltou que “Rondônia deve sair do isolamento e atuar conjuntamente com o Governo Federal na elaboração de projetos e com isso a entrada  de recursos”. Ele complementou que a captação de recursos para a área fortalece também as instituições e que é necessário selecionar projetos de interesse com base no fomento da economia de Rondônia.

 

 Segundo o ministro o aporte de recursos investidos nessa área pelo MCTI, neste ano, chegou a R$ 3 bilhões. “Temos dinheiro disponível, mas precisamos de projetos”, esclareceu Marco Antônio Raupp.

 

 Sobre o assunto, George informou ao ministro que o Governo de Rondônia, através do projeto de construção do Centro Vocacional Tecnológico, no valor de R$ 4 milhões, do deputado Marcos Rogério, foi encaminhado ao Ministério, que acenou de antemão para  liberação do recurso.

 

 O encontro contou ainda com a presença do senador Valdir Raupp, do presidente da Fundação Rondônia de Ciência e Tecnologia, Alberto Lourenço; e de representantes da Embrapa, Universidade Federal de Rondônia (Unir) e Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz).