Rondônia é destaque nacional na Semana de Ciência e Tecnologia

26/10/2012

A diversidade nas realizações de oficinas, palestras, minicursos, mostras, ciclo de debates, encontros, feiras, festivais, mesas redondas e seminários por mais de 13 instituições parceiras do Estado fizeram a diferença para alcance no pódio. O evento terminou na última sexta-feira (21) nos demais estados brasileiros, mas em Rondônia as atividades prosseguem até o próximo sábado (27), com a realização do seminário ‘Outdoor Training’, em Guajará-Mirim, pelo Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae).

Em Porto Velho, que responde pelo cadastramento de 4.156, até o momento, as atividades estão previstas para serem encerradas hoje (26). O encerramento será paralelo ao desfecho do I Festival de Tecnologias Sociais de Porto Velho, promovido pela Secretaria Municipal de Desenvolvimento Socioeconômico e Turismo (Semdestur), no teatro Banzeiros.

De acordo com a coordenadora da SNCT em Rondônia, Conceição Rúbia, o sucesso do evento representa reconhecimento de um trabalho consciente, sério e dedicado das instituições parceiras que lutaram para desenvolver o interesse da sociedade em cuidar de Rondônia e difundir a Ciência e a Tecnologia em Rondônia. “A participação dos parceiros da esfera federal, estadual e municipais demonstrou que a cooperação do Governo tem exatamente este objetivo, somar esforços e buscar melhorias para nossa população. Agradeço o empenho de todos, que serviu para elevar positivamente o nome de Estado nacionalmente”, expressou.

A coordenadora, que também é gerente de Ciência e Tecnologia da Secretaria de Estado do Planejamento e Coordenação Geral (Seplan), ressaltou o compromisso do secretário da pasta, George Braga, e do governador, Confúcio Moura, que não mediram esforços para efetivar a melhor qualidade de vida aos rondonienses, por meio do conhecimento cientifico e tecnológico com foco na sustentabilidade.

É o terceiro ano consecutivo que Rondônia apresenta números de destaque nacional. Em 2010, alcançou o primeiro lugar com 3.478 atividades. No ano passado o número de registro também foi o maior, com 2418.

Sobre a SNCT

A Semana Nacional de Ciência e Tecnologia é realizada, desde 2004, em todo o Brasil. Sua principal finalidade é mobilizar a população, em especial crianças e jovens. A coordenação nacional é do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação, por meio do Departamento de Popularização e Difusão de Ciência e Tecnologia, da Secretaria de Ciência e Tecnologia para Inclusão Social (Secis).

A programação da Semana pode ser conferida no site: WWW.seplan.ro.gov.br