Projetos Prioritários para Faixa de Fronteira de Rondônia serão selecionados

29/11/2012

O encontro do núcleo, coordenado pela Secretaria de Estado do Planejamento e Coordenação Geral (Seplan), será realizado a partir das 9h, no auditório da Associação de Assistência Técnica e Extensão Rural de Rondônia (Emater).

 

 Os projetos selecionados em Rondônia serão alinhados aos de outros estados brasileiros, após a Comissão Permanente do Plano de Desenvolvimento e Integração da Faixa de Fronteira (CDIF) identificar as ações mais correntes demandadas pelos núcleos estaduais. As propostas serão ajustadas e inseridas na carteira de projetos de curto prazo do Plano Brasil Fronteira, instrumento do governo federal que visa estabelecer parâmetros para ação conjunta que promova o desenvolvimento e integração das regiões fronteiriças do Brasil.

 

 A sistematização desses projetos será apresentada durante a II reunião de Núcleos Estaduais e IV reunião da CDIF, que serão realizadas, respectivamente, nos dias 11 e 12 de dezembro, em Tabatinga (AM). Serão considerados de curto prazo os projetos possíveis de serem executados no período de sete anos, a partir do próximo ano. Para isso, o núcleo estadual de Rondônia deverá levar em consideração as propostas apresentadas por representantes da sociedade civil durante audiências públicas realizadas no decorrer deste ano e que estão inseridas no Plano Estadual de Desenvolvimento e Integração da Faixa de Fronteira (PDIF), entregue pelo governador Confúcio Moura ao ministro de Integração Nacional, Fernando Bezerra.

 

 Além disso, para garantir a participação dos projetos prioritários de Rondônia na sistematização do MI, o núcleo deverá ficar atento àqueles que já possuem previsão no orçamento federal de 2013, caso contrário serão incluídos das demais leis orçamentárias.