Parceria entre Sepog e TRT leva serviços à comunidade da Zona Sul

03/11/2014

A experiência na realização de ações voltadas à qualidade de vida dos servidores internos e o bom relacionamento com os principais órgãos de prestação de serviços públicos levaram a Secretaria de Estado do Planejamento, Orçamento e Gestão (Sepog) a ser umas das principais parceiras da quarta edição do projeto “TRT Comunidade”.  O programa foi realizado no último sábado (01), na Escola de Ensino Fundamental e Médio João Bento da Costa.

O evento social é uma iniciativa do TRT 14ª Região e visa aproximar ainda mais a justiça dos cidadãos e ampliar os níveis de acesso e prestação dos mais variados serviços. Desenvolvido com o apoio de mais de 22 parceiros, o projeto alcançou nesta edição uma média de três mil pessoas com atendimentos das 8 às 13:00 horas.  “A parceria da Sepog na realização deste evento põe em prática um dos papeis da própria secretaria que é a articulação com os demais órgãos da esfera estadual. Além disso, temos experiências com resultados positivos de ações com essas características realizadas no âmbito da nossa instituição e por que não ampliá-las à sociedade?”, explicou a gerente de Procedimentos e Métodos da Sepog, Klycia Lis, responsável pela execução da parceria.

Com apoio do Estado, a comunidade atendida da zona sul teve acesso à palestras de variados temas; sorteio de brindes; vacinas contra a gripe (H1N1); orientação sobre os primeiros socorros; expedição de documentos como, por exemplo: Carteira de Trabalho e Identidade; entre outros.

Atendimentos

Quem participou do programa no último sábado também teve a oportunidade de ter atendimento odontológico e participar de diversas ações de educação e saúde com orientações para evitar o câncer de mama e do útero, incluindo realização de exames preventivos. Os homens também tiveram vez e puderam realizar o exame da próstata. Outros serviços da área de saúde como, aferição de pressão e teste de glicemia, também foram oferecidos.

Segundo a secretária jurídica do TRT, Maria Nazaré, a parceria com o Estado foi fundamental para agregar diversidade nos serviços prestados. “A expedição da carteira de identidade foi uma das mais importantes ações, pois em outras edições já tínhamos tentado trazer e não foi possível. A articulação da Sepog com as demais secretarias fez o projeto crescer”, disse Nazaré.

A estudante de 14 anos, Maiá Beatriz, disse que ficou feliz em não precisar se deslocar até o centro para retirar sua 1ª carteira de identidade. “Muita boa a iniciativa. Não precisei pegar ônibus para sair do meu bairro e nem perder uma manhã para retirar meus documentos”, comemorou.

 

 

Para o diretor da escola, Francisco Rodrigues, a população da região saiu ganhando. “Durante a semana, muitos não têm tempo de se consultarem, tomarem vacinas e realizarem exames de rotina. Trazer esses serviços para o bairro e ainda no final de semana foi muito viável tanto para a comunidade em geral, quanto para os alunos”, ressaltou o diretor.

 

 

 

 

 

Texto: Jane Carla

Fotos: Jane Carla