Assembleia Legislativa será Autoavaliada no Gespública

18/02/2013

 

A primeira ferramenta do Programa Nacional de Gestão Pública e Desburocratização (Gespública), Autoavaliação, será aplicada na Assembleia Legislativa de Rondônia (ALE/RO). As orientações para realizar o diagnóstico interno foram repassadas, na manhã de hoje (18), pela coordenadora estadual do programa, Klycia Lis, aos membros do comitê interno da instituição, que estão responsáveis por conduzir as ações do Gespública internamente.

O processo autoavaliativo contará com a participação de servidores técnicos, chefes e diretores da Casa de Leis na elaboração de respostas às perguntas definidas com base nos critérios de Liderança, Estratégias e Planos, Cidadãos, Sociedades, Informações e Conhecimento, Pessoas, Processos e Resultados.

Durante reunião, a presidente do comitê interno, Dilma Santos, cobrou comprometimento dos membros para o sucesso do Gespública na instituição. “Devermos enfrentar as dificuldades que nos impede de executar, de fato, o programa”, ressaltou Dilma.

A coordenadora estadual enfatizou que neste ano será intensificada a execução das ferramentas do Gespública nos órgãos, que adotaram o programa como modelo de gestão. “No ano passado investimos em oficinas com objetivo de capacitar servidores desses órgãos na aplicação das ferramentas. Agora é preciso colocar em prática os conhecimentos adquiridos”, disse Klycia.

O diagnóstico interno será realizado na primeira semana no próximo mês e resultará no Plano de Melhoria de Gestão (PMG), que terá o prazo de um ano e três meses para ser executado.

Autoavaliação

 A Autoavaliação é uma ferramenta do Gespública, que reúne um conjunto de orientações e parâmetros para avaliar e melhorar a gestão dos órgãos públicos, em uma escala de 0 a 250 pontos, para as organizações que estão iniciando a implementação da ferramenta, e chega até os mil pontos para os órgãos que continuarem o processo. O instrumento tem o propósito de certificar as organizações públicas brasileiras que aderiram ao sistema de avaliação continuada da gestão proposto pelo programa. Trata-se de uma tecnologia destinada a qualquer organização pública, independente do poder ou esfera de governo.

Fonte: SEPLAN (Imprensa)