Incentivos à Ciência e Tecnologia nas ações de governo são destacados por secretário

18/12/2014

A criação da Fundação de Amparo à Pesquisa em Rondônia e a utilização de software exclusivo para monitorar e acompanhar mais de 30 projetos prioritários em diversas áreas no âmbito estadual foram alguns dos exemplos citados pelo secretário de Estado do Planejamento, Orçamento e Gestão (Sepog), George Braga, ao falar das experiências do Governo do Estado na valorização e utilização da ciência e tecnologia em suas ações. As práticas foram elencadas durante reunião realizada com o professor da Universidade Federal de Pernambuco e diretor de instituto tecnológico, Edson Costa.

Com objetivo de fortalecer relação com o Estado e firmar futuras parcerias, o professor, que estava acompanhado do professor e primeiro reitor da Unir, Euro Tourinho Filho, falou sobre o sucesso já alcançado com a implantação de alguns projetos nas áreas de ciência e tecnologia da informação em Pernambuco. De acordo com o professor, a visita teve a intenção de apresentar algumas propostas relevantes na área de CT&I para alavancar e contribuir com a agenda do Estado.

 Ao agradecer o interesse do professor e colocar o Estado à disposição para um novo diálogo, o secretário, titular da pasta que possui uma gerência específica para assuntos de CT&I, falou sobre oportunidades que o Governo tem em aberto para fortalecer a utilização de novas tecnologias. Também apresentou os programas em desenvolvimento na área, entre eles, a implantação do Pólo de Pesquisa em Saúde Pública, já em fase de licitação e que será implantado em parceria com a Financiadora de Estudos e Projetos (Finep).

 

Texto e Fotos: Jane Carla