Governo entrega trator a agricultores de Ouro Preto do Oeste

18/02/2013

O trator de pneus equipado com grade, distribuidor de calcário e uma carreta de transporte, foram indicações do deputado estadual Marcelino Tenório que se fez presente no ato de passagem das chaves e documentos das máquinas aos agricultores, acompanhado do deputado federal Carlos Magno.

Na ocasião, o secretário executivo da Emater, Luiz Gomes Furtado, que oficializou a entrega dos equipamentos, falou aos presentes e explicou sobre a necessidade de simplificar o atendimento ao agricultor, motivo pelo qual as máquinas que estavam servindo ao programa terra produtiva estavam sendo colocadas à disposição das associações rurais “para que os próprios agricultores administrem e deem a manutenção necessária à conservação do equipamento”. Segundo ele, isto não significa que o programa Terra Produtiva esteja acabando, pelo contrário, a mecanização agrícola está ficando mais próxima do agricultor.

O presidente da Aspror 153, o agricultor Wilson Maltezo, agradeceu ao governo de Rondônia e ao deputado Marcelino Tenório pelos equipamentos recebidos e garantiu que, aquela máquina, iria ajudar a ampliar a produção dos 20 associados ativos na associação. “Esses 20 agricultores produzem atualmente quase cinco mil litros de leite/dia e a maioria deles ainda possui lavouras de cacau como segunda cultura da propriedade rural”, diz o presidente. Ele explica ainda que essas atividades necessitam muito do uso da máquina, principalmente neste momento quando inicia-se o preparo da terra para plantio do milho safrinha, lavoura essa que será utilizada para a produção de silagem a fim de alimentar as vacas de leite no período da seca.

Fonte: DECOM - Departamento de Comunicação do Estado de Rondônia