Estado atende demanda da população e ampara dependentes químicos

16/01/2015

Um dos principais apelos nas audiências públicas de construção do Plano Plurianual do Estado para 2012-2015, principalmente de mães de família, foi a implantação de um centro de reabilitação de dependentes químicos e de álcool, que realizasse também o trabalho de prevenção. Preocupado com a incidência das propostas, o Governo estadual articulou de forma rápida a criação de um órgão especifico para cuidar do assunto e implantou, ainda em 2012, a Secretaria de Estado de Promoção da Paz (Sepaz), hoje reconhecida como superintendência.

A demanda surgiu em 90% dos municípios de Rondônia que participaram das audiências coordenadas pela Secretaria de Estado do Planejamento, Orçamento e Gestão (Sepog). Com a criação do primeiro Centro de Referência de Prevenção e Atenção à Dependência Química (Crepad), no âmbito da Sepaz, o Estado já realizou mais de 2.010 atendimentos individuais e em grupo para dependentes e familiares nas diversas modalidades de abordagens realizadas pela equipe do centro. De acordo com os dados da Sepaz, existem 816 dependentes químicos cadastrados no centro hoje e já foram realizadas 423 visitas domiciliares motivacionais pela equipe ‘Anjos da Paz’.

O secretário da Sepog, George Braga, ressaltou que conhecer os principais problemas do Estado por meio da própria população foi a melhor maneira de planejar ações de governo. “O PPA participativo buscou a interação para que juntos pudéssemos visualizar melhor o futuro. Desta forma foi possível concretizar projetos como a construção do Crepad, demonstrando a preocupação do Estado com o dependente químico”, disse o George.

Estado Modelo

A Sepaz foi implantada com a missão de promover a integração entre as políticas de prevenção, acolhimento, tratamento e reinserção social, além de contribuir para a inclusão social dos cidadãos, tornando-os menos vulneráveis aos danos causados pelas situações de uso indevido de álcool e outras drogas.

Com visão ousada, o órgão pretende tornar o Estado de Rondônia uma referência na Região Norte em políticas públicas sobre drogas, o que já começou a ser concretizado em nível de país.  Um dos projetos desenvolvidos pela instituição, chamado “Acolha seu filho” está servindo de modelo para o Estado de Alagoas.

“Quando conhecemos o projeto, percebemos que ele seria muito positivo para nós e o aplicamos em Alagoas. Hoje este trabalho é uma referência especialmente junto às comunidades da rede escolar”, destacou o secretário de Estado de promoção da Paz do Estado de Alagoas, Adalberon Sá Júnior, durante a I Jornada de Prevenção às Drogas, em Rondônia.

Este ano, estão previstas a inauguração de mais três Crepad, nos municípios de Ariquemes, Cacoal e Vilhena.

 

 

 

Texto: Jane Carla

Foto: Arquivo