Gestores de Planejamento firmam novos compromissos com Estado

04/02/2015

O estabelecimento de metas com condutores definidos e prazos para mostrar resultados foi concretizado na manhã de hoje (04), por meio da assinatura dos Termos de Compromissos entre gestores da Secretaria de Estado do Planejamento, Orçamento e Gestão (Sepog) e o secretário da pasta, George Braga. O documento é resultado do II workshop de Planejamento Estratégico da secretaria com o corpo gerencial do órgão realizado para pensar estratégias que contribuam com o desenvolvimento do Estado.

Foram 23 acordos assinados, resultando em mais de 40 macro ações. Os projetos foram pautados nas competências do órgão e prevê a intensificação do monitoramento e avaliação dos programas e ações governamentais; implantação de banco de horas; execução das obras do Programa Integrado de Desenvolvimento e Inclusão socioeconômica (Pidise), implantação do modelo de gestão por desempenho, entre outros.

Para acompanhar o andamento das macro ações e garantir a concretização de cada uma, elas foram lançadas no Sistema de Gestão de Projetos (Sigep), ferramenta desenvolvida no formato online pela equipe da Sepog, permitindo o manuseio e visualização do sistema em qualquer local com acesso à internet, pelos usuários da ferramenta.

Segundo George Braga, a assinatura dos termos é uma das etapas mais importantes do planejamento estratégico e está alinhado às determinações do governador Confúcio Moura. Ele também destacou que todas as etapas de realização do workshop, inclusive a criação da ferramenta de monitoramento foram desenvolvidas pela própria equipe da secretaria e que o evento representa o inicio de um novo tempo no planejamento do Estado.

Gestores certificados

Durante o encontro de assinatura dos termos, os gestores que assumiram novas atribuições e firmaram compromisso na execução de metas, foram certificados pela participação no II Workshop.  Com mais de 30 anos de serviço público, a gerente de Ciência, Tecnologia e Inovação da Sepog, Waldeneide Rangel, disse nunca ter participado de um evento com o contexto realizado pelo Estado na busca da excelência por resultado. “Foi altamente positivo. Os servidores têm mesmo que se comprometerem com ações do Estado e buscar resolver os problemas do cotidiano para prestar um serviço público de qualidade. Esta metodologia deveria ser aplicada em todas as instituições, pois representa um mecanismo de transparência”, ressaltou a gerente.

A gerente de Monitoramento e Avaliação, Valdomira dos Santos, servidora da Sepog há 30 anos, disse está motivada para trabalhar e colher os frutos desse trabalho. Ela ressaltou acreditar na modernização da gestão pública. “O processo foi interessante porque nos motiva a melhorarmos cada vez mais em nossa área. A implantação do sistema incentiva os servidores a cumprir o que se planeja, pois é dessa forma que mostramos os resultados alcançados à sociedade”, disse.

Página inicial do Sigep

Secretário George Braga e gerente de Monitoramento e Avaliação, Valdomira dos Santos

Gestores da Sepog em reunião para assinatura dos termos de compromissos

Assinatura do termos de compromissos foi realizada na manhã de hoje (04)