Servidores concluem trabalhos em II Oficina de Elaboração de Projetos da Seplan

14/02/2013

Projetos com objetivo de impulsionar o desenvolvimento de diversas áreas do Estado foram concluídos por servidores estaduais, como resultado das orientações recebidas durante a II Oficina de Elaboração de Projetos. O treinamento, realizado durante oito dias foi promovido pela Secretaria de Estado do Planejamento e Coordenação Geral (Seplan), por meio da Comissão Multidisciplinar de Captação de Recursos (CMCR).

Com metodologia diferenciada e ministrado pelo consultor de Brasília, Roberto Amaro, o treinamento objetivou a produção de projetos reais, com base nas demandas trazidas por dois servidores representantes de cada Secretaria presente. Os 16 projetos elaborados aguardarão agora abertura, pelo governo federal, de programas de políticas públicas adequados, para que tenham suas propostas cadastradas e enviadas ao Sistema de Convênios (Siconv). Nesta fase as propostas poderão ser aprovadas e transformadas em convênio entres os Governos estadual e federal.

Paralela à produção dos servidores, o consultor também elaborou um projeto para Rondônia. A proposta consiste na implantação de 87 Telecentros, ou seja, espaços disponibilizados pelo governo onde será possível o acesso à internet grátis, além de cursos de informática para a população dos 52 municípios de Rondônia. A ideia atende solicitação do governador, Confúcio Moura, no desenvolvimento da inclusão digital no Estado.

Para o coordenador da Comissão Multidisciplinar, Raimundo Nonato, o objetivo da oficina superou as expectativas esperadas, pois além da conclusão dos projetos, os participantes interagiram entre si e auxiliaram uns aos outros na sua elaboração, fortalecendo as informações e melhorando o nível de comunicação entre os técnicos das secretarias, tornando mais eficiente o trabalho relativo a projetos dentro do Governo.

 

 O secretário da Seplan, George Braga, esteve presente no encerramento da oficina e pôde assistir à apresentação de alguns projetos. Ao agradecer e parabenizar o empenho dos participantes, ele destacou a relevância das propostas que deverão trazer convênios e contratos de repasse a serem concretizados, para realização das políticas públicas pelo Governo. “Tudo que foi vivenciado por vocês nestes dias foi importante, mas agora é preciso focar na execução desses projetos. Há muito que ser feito. Às vezes a concretização de um projeto depende de um simples ato dos servidores que têm o conhecimento de como fazer. O conhecimento vocês já obtiveram, agora repassem, vamos executar e fazer acontecer”, enfatizou o titular da pasta de Planejamento.

 

 Recursos federais disponíveis

 
 Durante o encerramento da oficina, George anunciou a disponibilização, pelo Governo Federal, de R$66,8 bilhões para investimento nos municípios em 2013. Os recursos são oriundos do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC II) e possuem uma forma diferenciada e facilitada para serem captados. Os projetos devem ser encaminhados até dia 05 de abril e devem envolver as áreas de Saneamento Básico, Infraestrutura, Estradas Vicinais, Urbanização Mobilidade, Pavimentação, Creches e Pré-escolas, Quadras Poliesportivas, Cidades Digitais, entre outras. “Apesar do prazo, recomendo nos anteciparmos na apresentação dessas propostas como forma de garantir a captação desses recursos”, frisou Braga.
 
Fonte: SEPLAN (Imprensa)