Plano de Desenvolvimento Sustentável aponta rumos do setor energético e comercial de Rondônia

11/02/2015

Questões norteadoras para traçar estratégias para o desenvolvimento a longo prazo do Estado estão sendo debatidas nesta semana entre Governo do Estado e diversos setores econômicos. Ontem (10), membros do grupo de acompanhamento da elaboração do Plano de Desenvolvimento Estadual Sustentável (PDES) estiveram reunidos com representantes do setor do comércio e puderam incluir no documento uma visão técnica e necessidades de fortalecimento do setor.

O secretário adjunto da Secretaria de Estado do Planejamento, Orçamento e Gestão (Sepog), Pedro Pimentel, fez abertura do encontro e ressaltou a importância da construção do PDES, plano que direciona investimentos nas reais vocações do Estado para os próximos 15 anos. Na oportunidade, o adjunto lembrou o esforço do governador Confúcio Moura em firma parceria com o Ministério da Integração Nacional (MI) para garantir a feitura do documento. A elaboração do PDES está sendo custeado pelo governo federal e será o primeiro do Brasil.

“É um plano que visa grandes oportunidades para o povo de Rondônia e que mostra suas potencialidades em diversas áreas. Historicamente o Estado já viveu vários ciclos, mas temos muito mais a oferecer. O PDES nos estimula a olhar e valorizar os produtos existentes em nossas regiões. O Estado é forte e o governador determinou que este plano aconteça, para isso temos povo trabalhador e temos técnicos capacitados.” Ressaltou.

Visão estratégica

Segundo o economista e representante da Federação do Comércio, de Bens, Serviços e Turismo (Fecomércio), Silvio Persivo, o setor do comércio representa hoje 64% do Produto Interno Bruto do Estado de Rondônia, mas questões como investimento na área de logísticas para qualidade do transporte de mercadoria, por exemplo, é um dos fatores que podem alavancar o Estado.

Em relação ao potencial energético de Rondônia, representantes das usinas de Santo Antônio e Jirau concordaram na necessidade de maior direcionamento de recursos para qualificação de mão de obra local como uma oportunidade de melhoria para potencializar o setor em Rondônia.

 

 

 

 

Texto e Fotos: Jane Carla