Governo contribui na elaboração de Plano de Ação em CT&I para Amazônia

06/02/2013

Para garantir a inclusão de Rondônia no Plano de Ação em Ciência, Tecnologia e Inovação para a Amazônia (PCTI/Amazônia), o secretário adjunto de Planejamento e Coordenação Geral (Seplan), Pedro Pimentel, e o presidente da Fundação de Amparo à Pesquisa de Rondônia (Fapero), Alberto Lourenço, participaram da reunião Regional Norte do Conselho Nacional de Secretários para Assuntos de Ciência, Tecnologia e Inovação (Consecti) e do Conselho Nacional das Fundações Estaduais de Amparo à Pesquisa (Confap), realizada em São Luiz (MA).

O plano, ainda em fase de elaboração, está sendo construído com base nas demandas apresentadas pelos gestores da área de CT&I nos estados que compõem a Amazônia Legal. O objetivo é inserir a região em uma matriz de desenvolvimento, baseada na economia verde, no conhecimento e com foco em recursos renováveis. “As propostas são de curto prazo, obedecendo ao período 2013-2015, conforme solicitado pelo ministro de CT&I, Marcos Raupp. Já garantimos a participação de Rondônia, por meio de proposta enviada pela Fapero”, ressaltou o adjunto.

A proposta de Rondônia visa à implantação de uma rede de assistência técnica e tecnológica auxiliando o aperfeiçoamento na formação de mão de obra qualificada voltada para base industrial do Estado, com a coordenação de instituições locais como a Federação das Indústrias de Rondônia (Fiero), Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae), Instituto Euvaldo Lodi (IEL) e Instituto Federal de Rondônia (Ifro).

Para garantir a execução das propostas inseridas no plano, instituições financeiras como o Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID), Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES), Banco da Amazônia (Basa) e a Superintendência de Desenvolvimento da Amazônia (Sudam) estiveram presentes no evento para conhecerem os projetos visando investimentos futuro.

Na oportunidade, também foi debatido com o secretário executivo do Consecti, Alberto Peverati Filho, a instalação de fibra óptica em Rondônia, que havia ficado de fora do projeto. Segundo Alberto, um Termo Aditivo está sendo articulado para incluir recursos para o Estado.

Fonte: SEPLAN (Imprensa)