Governador reúne secretários e reafirma compromisso com planejamento para os próximos 15 anos

10/03/2015

Em seminário, realizado nesta terça-feira, sobre o Plano de Desenvolvimento Estadual Sustentável (PDES), documento que aponta eixos estratégicos para desenvolver o Estado nos próximos 15 anos, o governador Confúcio Moura destacou a importância do planejamento ao longo prazo e determinou o envolvimento de toda equipe na finalização do produto. O evento, realizado no auditório do Palácio Presidente Vargas, reuniu secretários e técnicos de Estado, além dos membros do grupo de acompanhamento da elaboração do plano.

Ao contextualizar com os diversos planos desenvolvidos ao longo da história do Brasil e a atuação dos presidentes da república diante deles, o governador enfatizou que o PDES é um plano de metas e lembrou que é preciso mudar a cultura de pensar só o hoje. “Se nós não planejarmos ao longo prazo não haverá de fato o progresso. Os países mais desenvolvidos na atualidade pensaram a médio e longo prazo”, afirmou. Confúcio ressaltou também a necessidade de técnicos, servidores de carreira e sociedade abraçarem o plano para que tenha continuidade independente de quem seja o governador.

O secretário de Planejamento, Orçamento e Gestão (Sepog), George Braga, coordenador do plano, explicou que o PDES irá apontar as diretrizes estratégicas de desenvolvimento de Rondônia nas questões logísticas, territorial, produtiva, saúde, segurança, educação e demais eixos em todas as regiões. Durante o seminário, George informou aos secretários que para finalizar o Plano, iniciado há 16 meses, um cronograma com reuniões entre membros do grupo de acompanhamento e técnicos dos órgãos estaduais será seguido para debater as informações inseridas no documento.

O Plano

George explicou que o PDES já passou por diversas etapas. Entre elas, a realização de oficinas com instituições públicas, privadas, financeira, de ensino e representantes da sociedade civil organizada nas fases de construção do Plano.

O PDES/RO é o primeiro do Brasil e é fruto do acordo de cooperação técnica entre o governo de Rondônia e Ministério da Integração Nacional (MI). Ele servirá de modelo para outras unidades da federação interessadas em direcionar estrategicamente seus recursos. O instrumento expressa a busca de alternativas do Governo na redução das desigualdades no nível de vida da população do Estado.

 

 

 

 

Texto e Fotos: Jane Carla