Evento que irá direcionar investimento de R$ 50 milhões para setor produtivo será dia 19

13/03/2015

O governador de Rondônia, Confúcio Moura, faz questão de estar presente ao Seminário de Incentivo ao Setor Produtivo, que será realizado na próxima quinta-feira (19), na sede de treinamento da Emater, em Ouro Preto do Oeste, a partir das 8h. Em virtude da necessidade de cumprir agenda de última hora em Brasília, o evento, que estava marcado para o dia 12 deste mês, foi adiado para o dia 19.  Confúcio quer ter contato com o público-alvo do seminário, formado por representantes de associações, cooperativas, agricultura familiar, entre outras entidades produtivas.

A programação ampla vai permitir aos participantes conhecer as principais linhas de créditos disponibilizados pelas instituições financeiras e como proceder para investir no potencial de suas produções. Quem comparecer ao evento também irá adquirir conhecimentos sobre programas desenvolvidos em Rondônia para alavancar o setor como, por exemplo, a nova política cacaueira, que será apresentada pelo superintendente da Comissão Executiva do Plano da Lavoura Cacaueira, Cacildo Piana. O cartão ‘ Mais semente’ também será tema de palestra ministrada pelo presidente do Banco do Povo, José Arnaldo. Para falar do café, a equipe do Governo convidou o presidente da Câmara Setorial do Café, Ezequias Neto.

Em destaque na programação estão as palestras com casos de sucesso. Grandes empresários do setor produtivo de Rondônia irão falar como foram suas trajetórias para alcançar o patamar que se encontram hoje. Entre, está o produtor Divino Gil, do município de Machadinho do Oeste. O empreendedor tem mais de 20 mil pés de castanha.

Investimento

Será destinado o recurso no valor de R$ 50 milhões, oriundos do Programa Integrado de Desenvolvimento e Inclusão Socioeconômica do Estado de Rondônia (Pidise), para ser investidos nas propostas apresentadas pelos participantes durante o evento. De acordo com o secretário de Planejamento, Orçamento e Gestão (Sepog), George Braga, é dever do Estado fomentar o desenvolvimento e o progresso. Ele explica que em Rondônia uma das alternativas é fortalecer o setor produtivo que representa uma média de R$6 bilhões no Produto Interno Bruto (PIB).

Para o coordenador do evento, Natan Oliveira, “o setor produtivo é o condutor da balança comercial com os principais itens de exportação. O investimento disponibilizado para as propostas apresentadas no evento será, principalmente, no viés da infraestrutura e apoio logístico.”

Texto: Jane Carla

Imagem: Clênio Júnior