Regionais de Planejamento debatem estratégia de atuação em Rondônia

17/03/2015

Empenhados em envolver e alcançar os 52 municípios do Estado nos projetos que visam potencializar Rondônia, os dez secretários das Unidades Avançadas de Planejamento e Gestão Regionais (UAPGR) estiveram reunidos na última semana para alinhar atribuições e estratégias que atinjam da melhor forma os objetivos de desenvolvimento estadual determinados pelo governador Confúcio Moura. A reunião, conduzida pelo secretário de Estado do Planejamento, Orçamento e Gestão (Sepog), George Braga, foi realizada na sede da UAPGR, em Ouro Preto do Oeste.

Localizadas em dez municípios pólos do Estado, as unidades regionais são responsáveis por representar o Governo de Rondônia na região em que estão instaladas. Durante o encontro, George lembrou que a criação das unidades é resultado de estudo cientifico realizado pela Fundação Getúlio Vargas que dividiu Rondônia nas dez regiões de planejamento existente. “Por este motivo é importante que cada representação trabalhe os projetos do Estado conforme a característica de sua localidade com foco no fortalecimento e criação de projetos, além de captação de recursos,” ressaltou George.

Desenvolvimento Regional

Para direcionar os trabalhos e fortalecer o Estado em suas regiões, os secretários regionais irão ter como base o Plano de Desenvolvimento Estadual Sustentável (PDES), documento que aponta as potencialidades de investimento em cada região por meio da identificação de suas vocações econômicas que possam gerar riquezas e renda à sociedade. O plano está sendo elaborado através de parceria entre Governo de Rondônia e Governo Federal e deve ser concluído até junho.

O assessor técnico das UAPGR, Ricardo Medeiros, destacou que as unidades terão como meta consolidar a economia em cada pólo, direcionando a região para o crescimento e fortalecimento econômico, o que vai potencializar todo o Estado.

As unidades regionais estão instaladas nos seguintes municípios: Guajará-Mirim, Porto Velho, Ariquemes, Jaru, Ouro Preto do Oeste, Ji-Paraná, Cacoal, Rolim de Moura, São Francisco do Guaporé e Vilhena.

Texto e Fotos: Jane Carla