Parceria entre órgãos do Estado auxiliará trabalho de reinserção social de apenados

25/03/2015

Quatro máquinas de costura industriais foram doadas pela Secretaria de Estado do Planejamento, Orçamento e Gestão (Sepog) à unidade Penitenciária Estadual Aruana, em Porto Velho. O Termo de transferência foi assinado nesta semana pelos secretários de Estado do Planejamento, Orçamento e Gestão (Sepog), George Braga, e o de Justiça, Marcos Rocha. Os equipamentos vão contribuir com as políticas públicas de ressocialização desenvolvidas pelo governo de Rondônia, por meio da Sejus.

As máquinas são fruto de convênio firmado entre o Estado e uma associação do terceiro setor que solicitou devolução dos bens adquiridos por ter encerrado suas atividades. Diante da necessidade de fortalecer trabalhos de reinserção social, uma preocupação do governador Confúcio Moura, as secretarias de Planejamento e Justiça firmaram parceria.

George Braga ressaltou a importância dos apenados desenvolverem atividades enquanto cumprem suas penas. “É preciso que eles ocupem suas mentes e ainda tenham oportunidade de enviar o dinheiro adquirido às famílias”, disse o secretário.

O secretário Marcos Rocha agradeceu a doação e destacou os trabalhos desenvolvidos na unidade que aperfeiçoa a característica de penitenciária modelo. “Quando conversamos sobre a disponibilização dos equipamentos percebemos como nossas ideias estão alinhadas em relação aos projetos ressocializadores”, completou.    

Segundo o diretor da penitenciária, Adriano Furtunato, com a chegada das máquinas será possível industrializar os trabalhos já desenvolvidos pelos apenados da unidade que funcionam hoje de forma artesanal. “A ideia é ampliar as oficinas e aumentar a produção dos sofás e puffs, por exemplo,” ressaltou Adriano.

Caracterizada como modelo no Estado, a unidade é a única da capital onde os apenados são 100% uniformizados. O diretor destacou que as máquinas também vão auxiliar na confecção dessas vestimentas para a própria penitenciária, assim como na implantação em outras unidades.

Projetos Ressocializadores

De acordo com o gerente da Reinserção Social e de Saúde da Sejus, Alessandro Martins, diversos projetos estão sendo implantados na unidade Aruana. Entre eles, iniciativas voltadas à educação; cursos de capacitação; trabalhos internos voltados à limpeza, produção de tapetes, puffs e construção de duas hortas, além de envolver 23 apenados no trabalho de construção civil. “O trabalho do sistema prisional tem que alcançar a totalidade do indivíduo, desta forma não podemos trabalhar com ações isoladas, temos que oferecer um pacote de oportunidades”, enfatizou o gerente.

 

 

Texto e Fotos: Jane Carla