Planejamento debate ações de ciência, tecnologia e inovação em videoconferência

26/03/2015

O secretário adjunto de Planejamento, Orçamento e Gestão (Sepog), Pedro Pimentel, acompanhado da gerente de Ciência, Tecnologia e Inovação, Waldeneide Rangel, e da coordenadora de Políticas Públicas, Bianca Rodrigues, participou de videoconferência realizada pelo Conselho Nacional de Secretários Estaduais para Assuntos de Ciência, Tecnologia e Inovação (Consecti), no inicio da semana.  O debate teve como foco principal as próximas atividades a serem desenvolvidas pelo Consecti na busca de avançar a área no país. Representantes de diversos estados integraram o modelo de comunicação.

Entre os diversos assuntos abordados esteve a existência de um conjunto de programas federais no âmbito dos ministérios de educação, indústria, comércio, turismo, comunicações, saúde e o próprio de ciência e tecnologia, que podem ser aproveitados pelos estados para implantar ações da área. Parcerias entre órgãos públicos e instituições financeiras também foram apontadas como opção para que os estados integrem suas ações e não fiquem presos aos próprios orçamentos.

Na oportunidade, Pedro Pimentel, que também é diretor da Região Norte pelo Consecti, falou do projeto Infovia Rondônia, uma infraestrutura de comunicação por meio de fibra ótica, atualmente em desenvolvimento no Estado e que interliga os 52 municípios em um conjunto de serviços convergentes.

Videoconferência

A reunião com modelo inovador foi implantada pelo Consecti no ano passado e permite troca de ideias e experiências entre presidentes e diretores regionais, além de levantar demandas locais para que o conselho possa ter uma visão regional dos cenários de ciência e tecnologia no Brasil.

Texto: Jane Carla