PLANEJAMENTO: Gestores da Sepog definem programas para inserir no PPA 2016-2019

25/05/2015

Para planejar os programas que serão executados no período 2016-2019 pela Secretaria de Estado do Planejamento, Orçamento e Gestão (Sepog), coordenadores, gerentes, assessores e técnicos da pasta iniciaram debate na última quinta-feira (21). O encontro faz parte da elaboração do Plano Plurianual (PPA) do governo do estado. O documento norteia, em forma de lei, as ações do governo em todas as áreas de desenvolvimento.

A Sepog, por ser coordenadora da construção do PPA, é a primeira secretaria a realizar o processo de definição de programas. Todas as 42 unidades orçamentárias existentes em Rondônia também deverão programar suas ações para os próximos quatro anos dentro de suas competências. Os gestores da Sepog estão usando como base para definição do plano as diretrizes do Planejamento Estratégico (PE) e do Plano Estadual de Desenvolvimento Sustentável (PDES). O primeiro tem como perspectivas as áreas de Modernização da Gestão Pública, Bem Estar Social, Competitividade Sustentável e de Desenvolvimento dos Municípios. Já o PDES, plano que aponta diretrizes estratégicas para potencializar Rondoônia nos próximos 15 anos, além de também estar alinhado ao PE, apresenta a diretriz Territorialização e Gestão Ambiental.

Até a próxima sexta-feira (29) os programas da Sepog serão definidos. Para as demais unidades orçamentárias, o período para definição das ações vai de 08 a 29 de junho.

Audiências Públicas

As reuniões setoriais é um dos procedimentos realizados pelo governo do estado para elaboração do PPA. Os cidadãos também terão a oportunidade de participar da feitura do plano por meio de comparecimento em uma das dez audiências públicas a serem realizadas nos municípios polos de Rondônia a partir do dia 11 de junho. O e-mail sugestoesppa2016-2019@sepog.ro.gov.br também está disponibilizado desde fevereiro para receber sugestões.

 

 

 

Texto e Fotos: Jane Carla