Instituições parceiras debatem programação da Semana Nacional de Ciência e Tecnologia

29/05/2015

Coordenadores da 12ª edição da Semana Nacional de Ciência, Tecnologia em Rondônia estiveram reunidos, nesta semana, com mais de 40 representantes de instituições parceiras com objetivo de alinhar ideias para oferecer a melhor programação cientifica à população do Estado. O encontro, realizado na Fundação de Apoio a Ciência e Tecnologia (Funatec), foi pautado pela importância do desenvolvimento de atividades no âmbito das próprias instituições para que Rondônia possa ser destaque nacional durante o evento simultâneo, que será realizado em todo país de 19 a 23 de outubro.

Na oportunidade, o coordenador da Semana, Emanuel Mirtil, apresentou o cronograma de desenvolvimento com metas e etapas da programação e ressaltou que o evento é a oportunidade das instituições divulgarem e oferecerem serviços, atividades, ações, programas ou projetos que envolvam ciência, tecnologia e inovação, e também da população, em especial estudantes, conhecer e ter acesso ao que vem sendo desenvolvido na área em Rondônia. “Cada instituição é responsável pelo o que vai apresentar, seja iniciativas cientificas ou trabalhos institucionais que envolvam a ciência, tecnologia ou inovação. O foco é popularizar a ciência, mostrar o que existe no Estado e despertar o interesse pelo tema na população”, explicou.

A estrutura do Sesi, localizada na avenida Rio de Janeiro, em Porto Velho, será o palco de concentração das atividades oferecidas pelas instituições que deverão seguir o tema da edição 2015: “ Luz, Ciência e Vida”. Porém, a equipe da Gerência de Ciência, Tecnologia e Inovação (CT&I) da Secretaria de Estado do Planejamento, Orçamento e Gestão (Sepog), recomenda aos órgãos ir além e desenvolverem programações internas.

A coordenadora do programa de extensão da Universidade Federal de Rondônia (Unir) Acqua Viva, Cátia Zuffo, concordou e também recomendou a realização de atividades nas próprias instituições. Parceira do evento desde 2004, a professora lembrou a necessidade das atividades serem cadastradas no site do evento a ser lançado pelo Ministério de Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI).

 “Sabemos que as instituições que vocês representam realizam ações na área, mas só aparecem se forem cadastradas no site MCTI. A Mostra é importante, mas não deve ser a única atividade institucional durante a Semana”, recomendou.

Texto e Foto: Jane Carla