Atendimento aos servidores do Estado passa por simplificação de processos

02/06/2015

Os procedimentos realizados no setor de Serviços de Atendimento ao Servidor (SAS) da Superintendência Estadual de Administração e Recursos Humanos (Searh) foram mapeados pela equipe da Secretaria de Estado do Planejamento, Orçamento e Gestão (Sepog), responsável por implantar ferramentas que contribuem para modernizar a gestão das instituições públicas em Rondônia.

Para simplificar os processos, técnicas da Gerência de Procedimentos e Métodos (GPM) da Sepog mapearam a rotina do SAS a partir da entrada do requerimento feito pelo servidor. “Foi observado o passo a passo que cada solicitação seguia até atender ao pedido do servidor. Em seguida, identificamos junto aos funcionários quais caminhos poderiam ser utilizados para a celeridade do processo e aperfeiçoar o atendimento do setor, resultando na satisfação dos usuários dos serviços”, explicou a gerente da GPM, Klycia Lis.

O próximo passo, para que o novo procedimento comece a funcionar, será a elaboração de um fluxograma, ou seja, a representação esquemática dos processos com objetivo de ilustrar a nova sequência operacional a ser seguida pelos servidores do setor. O esquema será apresentado e submetido à aprovação da superintendente Helena Bezerra.

Modernização dos processos

A gerente informou ainda que serão mapeados e simplificados os procedimentos do Protocolo da superintendência dando continuidade em mais cinco gerências, assessorias e controle interno. Ela ressaltou que a ação desburocratiza processos de suma importância para os servidores públicos como, por exemplo, requerimentos de aposentadoria.

A Simplificação de Processos é umas das ferramentas do Programa Nacional de Gestão Pública e Desburocratização (Gespública), instalado na Sepog e visa a promoção da gestão pública de excelência, visando contribuir para qualidade dos serviços públicos prestados ao cidadão e aumento da competitividade do País.

 

Texto: Jane Carla

Fotos: Equipe GPM