Treinamento em Carta de Serviços reforça atuação de Programa de Qualidade em Rondônia

09/06/2015

Servidores públicos de diversos órgãos do Estado e estudantes de Gestão Pública iniciaram ontem (08) treinamento para elaboração da Carta de Serviços, uma das ferramentas do Programa Nacional de Gestão Pública e Desburocratização (Gespública), que tem como objetivo informar aos cidadãos quais serviços são prestados por um determinado órgão; as maneiras de ter acesso à esses serviços; e os compromissos e padrões de atendimento estabelecidos.

A capacitação, promovida pelo Departamento Estadual de Trânsito (Detran), esta sendo realizada no auditório do Tribunal Regional do Trabalho (TRT) 14ª Região e teve como parceira a Secretaria de Estado do Planejamento,Orçamento e Gestão (Sepog), pasta que coordena os trabalhos do Gespública nas instituições públicas.  A iniciativa representa a intensificação do Programa de Qualidade em Rondônia e expressa o interesse do governo do Estado em modernizar os serviços públicos prestados à população.

Para ministrar o treinamento, que prossegue até a próxima sexta-feira (12), a equipe coordenadora do evento contou com apoio no Núcleo da Excelência Pública no Maranhão (NEP) e trouxe a voluntária e coordenadora de capacitação do núcleo, Leidismar Nalasco. Ela abordou, entre outros assuntos, os requisitos que uma organização precisa ter para alcançar a excelência na prestação dos serviços e parabenizou a iniciativa do governo de Rondônia.

Gespública

Durante a abertura do evento, o secretário adjunto da Sepog, Pedro Pimentel, ressaltou a importância da Carta de Serviços para melhor orientar o cidadão. Ele também lembrou o significado de ser servidor público. “Como o próprio nome diz, estamos aqui para servir e isto tem que ser feito da melhor forma possível. Precisamos ter esta consciência”, destacou.

A representante no núcleo estadual do Gespública em Rondônia, Roseli Buzaglo, lembrou que desde o início da gestão do governador Confúcio Moura, ele tem demonstrado preocupação com a melhoria dos serviços públicos e que o núcleo tem trabalhado para alcançar resultados satisfatórios. “Não é fácil promover a mudança, mas cada um precisa se envolver para fazer a diferença na organização. O núcleo está à disposição para visitas técnicas e orientar cada órgão na implantação de ferramentas de qualidade”, ressaltou.

Perspectivas

A gerente de Qualidade do Detran, Carolina Motta, explicou que o interesse em melhorar  os serviços prestados e modernizar a gestão do órgão foi o que motivou  a realização do treinamento. “Esta capacitação é justamente para nos orientar e esperamos que todos possam adquirir conhecimento deste modelo e apliquem no âmbito das competências de cada organização”, disse a gerente.

Segundo o diretor-geral adjunto do Detran, Antônio Manoel Rebelo,é fundamental aperfeiçoar a prestação dos serviços. “É uma vontade expressa do governador do Estado que a relação com o cidadão seja positiva. Desta forma, espero que todos possam disseminar os ensinamentos aqui repassados, pois precisamos usar as ferramentas de qualidade disponíveis ao nosso favor”, complementou.

 

Texto e Fotos: Jane Carla