Governo estadual ouve nesta quinta-feira as reivindicações de investimentos para a região de Ji-Paraná

25/06/2015

O destino dos recursos públicos que será aplicado em cinco cidades da região de Ji-Paraná será discutido com a sociedade organizada nesta quinta-feira, 25, a partir das 8h na escola estadual Rio Urupá, em Ji-Paraná. Participam do evento representantes de organismos públicos e privados e organizações não governamentais das cidades de Ji-Paraná, Presidente Médici, Alvorada do Oeste, Urupá e Teixeirópolis.

A audiência Pública, denominada Plano Plurianual Participativo (PPA 2016-2019), já vem ocorrendo sistematicamente desde o início deste mês e tem o objetivo de conhecer as necessidades de cada região rondoniense a partir da opinião dos participantes, representados pela sociedade organizada das cidades envolvidas em conjunto com os técnicos do governo estadual. A primeira audiência pública ocorreu em Vilhena, seguida de Cacoal, Rolim de Moura e São Francisco do Guaporé. Nesta quinta-feira, 25, ocorre em Ji-Paraná.

Para a região de Ji-Paraná serão discutidas treze diretrizes temáticas que envolvem as áreas da educação; saúde; segurança; inclusão social; esporte; cultura; gestão ambiental; turismo; Indústria e Comércio; Setor Produtivo; Infraestrutura e Logística; Desenvolvimento Urbano, e Ciência, Tecnologia & Informação (CT & I). Cada diretriz ocorrerá em sala de aula distinta da escola.

Pela programação, o Governo de Rondônia, por meio da Secretaria de Estado de Planejamento, Orçamento e Gestão (Sepog), já aplicou treinamento aos facilitadores que conduzirão as discussões das diretrizes propostas. “Os mediadores estão orientados sobre a importância da participação da sociedade nesta discussão que envolve a aplicação direta de recurso público na região de Ji-Paraná”, detalha o coordenador das audiências públicas, o técnico da Sepog Natan de Oliveira, responsável pelo treinamento.

O corpo técnico de facilitador foi escolhido em conformidade com as diretrizes. “Buscamos os profissionais que já dispõem de experiência neste tipo de evento”, pontua o secretário executivo regional Romildo Pereira.

As realizações das demais audiências públicas ocorrerão conforme segue: dia 29 de junho em Ouro Preto do Oeste; 2 de julho em Jaru; 6 de julho em Ariquemes; 10 de julho em Guajará-Mirim e, por fim, dia 16 de julho em Porto Velho.

 

Texto: Paulo Sérgio
Fotos: portaljipa
Decom - Governo de Rondônia