Gestão Pública: Estado atualiza instituições em ferramenta de Autoavaliação da Gestão

25/08/2015

Com o objetivo de alcançar excelência em gestão e aperfeiçoar a prestação dos serviços públicos prestados em Rondônia, representantes de diversas instituições públicas das esferas municipal, estadual e Federal atualizam conhecimentos sobre a aplicação de uma das ferramentas do Programa Nacional de Gestão Pública e Desburocratização (Gespública), a Autoavaliação. O programa é coordenado pela Secretaria de Estado do Planejamento, Orçamento e Gestão (Sepog), que em parceria com o Departamento Estadual de Trânsito (Detran) tem articulado a vinda de consultores ad hoc do Núcleo de Excelência Pública do Maranhão (NEP-MA) e fortalecido a execução do programas nas instituições.

A capacitação em Autoavaliação permitirá que os servidores participantes reúnam uma equipe na instituição que representam e apliquem um diagnostico, onde avalia o órgão em oito critérios reconhecidos como norteadores de excelência como, por exemplo, Governança, Cidadãos, Pessoas, Processos, entre outros. O resultado da aplicação do diagnóstico é representando por pontos que vão de 0 a 1000. Ao finalizar o processo e obter a pontuação, a equipe vai elaborar um Plano de Melhorias da Gestão (PMG) que irá nortear ações da instituição para o alcance da excelência pública.

Durante a abertura do treinamento, a gerente de Procedimentos e Métodos (GPM), Klycia Lis, parabenizou e agradeceu a iniciativa do Detran em procurar a coordenação para a retomada do programa e por abrir espaço para que mais instituições se atualizem. Ela também lembrou a importância dos servidores dominarem a aplicação da avaliação.  “O Gespública possui quatro ferramentas para que o órgão público possa alcançar o nível de excelência em gestão pública, mas, a meu ver a autoavaliação é a mais importante, pois permite a identificação dos pontos fortes e fracos da instituição, subsidiando a elaboração de um relatório de melhorias”, explicou.

Presente ao evento, o diretor geral do Detran, José de Albuquerque, lembrou que ao assumir o departamento, a nova equipe visualizou diversos desafios.     “Com esta visão nos sentimos motivados para iniciar uma formatação no órgão, objetivando alcançar a excelência que se faz necessária para atender ao cidadão, pois temos obrigação de atender os anseios da sociedade, conforme determina o governador Confúcio Moura”, disse o diretor.

Além do Detran, estão presentes servidores da Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural (Emater), Companhia de Águas e Esgotos de Rondônia (Caerd), Junta Comercial de Rondônia (Jucer), Instituto de Previdência do Estado de Rondônia (Iperon), Controladoria Geral do Estado (CGE), e as secretarias estaduais de Agricultura e Educação. Também participam servidores da prefeitura de Porto Velho e do Tribunal Regional Eleitoral (TRT) 14ª região.

Texto e Fotos: Jane Carla