Instituições do Estado capacitadas para aplicar Autoavaliação

31/08/2015

As organizações públicas de Rondônia, representadas na oficina de ‘Autoavaliação’, encerradas na última sexta-feira (28), já podem ter suas práticas de gestão avaliadas e aperfeiçoadas por meio de um Plano de Melhorias, fundamentado no Programa Nacional de Gestão Pública e Desburocratização (Gespública). O Treinamento capacitou servidores públicos na aplicação de um diagnóstico interno que avalia as práticas gerenciais dos órgãos e reúne um conjunto de orientações e parâmetros para melhorar a gestão.

Realizada em parceria entre a Secretaria de Estado do Planejamento, Orçamento e Gestão (Sepog), Departamento Estadual de Trânsito (Detran) e Núcleo de Excelência Pública do Maranhão (NEP/MA), a oficina contou com atividades práticas e desafiou os participantes a destrinchar critérios reconhecidos como norteadores para o alcance da excelência pública. Segundo o consultor e voluntário do Gespública, Luiz Gustavo, o órgão que aplicar a ferramenta de autoavaliação pode se tornar modelo em gestão, pois quebra o paradigma organizacional.  “Toda organização deveria se basear neste modelo, pois amarra as práticas de gestão e proporciona qualidade no serviço”.

Com as habilidades adquiridas, as organizações precisam agora montar um comitê gestor interno para aplicação do diagnóstico. O diretor geral adjunto do Detran, Antônio Rebello, disse que o comitê da autarquia já está formado e até o final do ano instituição deverá ser autoavaliada.

Gespública

Coordenada pela Sepog, por meio da Gerência de Procedimentos e Metódos (GPM), o Gespública visa contribuir para a promoção da gestão pública e tem como base diretrizes expressas em critérios de excelência gerencial; técnicas e tecnologias para sua aplicação; e práticas de gestão implantadas com sucesso.

 

Texto e Fotos: Jane Carla