Órgãos estaduais se unem para captar recursos voltados à cadeia de produtos agroflorestais e da biodiversidade

08/10/2015

A assinatura de portaria intersecretarial realizada pelos secretários de estados do Planejamento, Orçamento e Gestão (Sepog), George Braga, e de Agricultura e Regularização Fundiária (Seagri), Evandro Padovani, realizada na última quarta-feira (06) formalizou a criação de um grupo de trabalho que vai possibilitar a elaboração de uma carta consulta a ser apresentada junto ao Fundo Amazônia, gerido pelo Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES).

A intenção do Governo do Estado com este instrumento é captar recursos junto à instituição  financeira para trabalhar o desenvolvimento de assentamentos regularizados como, por   exemplo, as comunidades tradicionais, fortalecer atividades produtivas sustentáveis, além da prevenção, monitoramento e fiscalização ambiental.

Com a formação do grupo de trabalho, o Estado une o conhecimento técnico da equipe de coordenação de captação de recursos do Estado, instalado na Sepog, à capacidade técnica de execução dos projetos voltados às áreas de competências da Seagri.

Durante a assinatura, o secretário da Sepog, George Braga, ressaltou a importância dos órgãos não se limitarem aos recursos do orçamento estadual para executarem seus programas e       projetos. “O Estado possui uma equipe especializada do monitoramento de recursos federais disponíveis e possui o conhecimento de como buscá-los e investir no desenvolvimento de Rondônia. Precisamos mesmo usar estes serviços, por isso fico muito feliz em ver esta parceria”,  disse George.

O secretário ainda citou como exemplo o trabalho da equipe do Corpo de Bombeiros que através do instrumento da Carta Consulta conseguiu captar mais de R$ 16 milhões, junto ao Governo Federal, e investiu em viaturas e equipamentos.

 

Texto e Fotos: Jane Carla