Cenário econômico e social do Estado é exposto a empresários rondonienses

09/11/2015

Empreendedores de diversos segmentos saíram motivados do Seminário Pra Frente Rondônia, realizado na última semana, no auditório da Federação das Indústrias de Rondônia (Fiero), onde puderam visualizar o potencial econômico do Estado e as perspectivas de investimentos para suas empresas. Promovido pelo Governo de Rondônia em parceria com diversas instituições, o evento contou com uma série de palestras, além de rodadas de negócios entre instituições financeiras e empresários interessados em conhecer as linhas de créditos disponíveis.

Entre os painéis inseridos na programação do evento, esteve o de "Perfil Socioeconômico de Rondônia", apresentados pelo secretário de Estado do Planejamento, Orçamento e Gestão (Sepog), George Braga. No contexto do tema, o secretário falou aos empresários sobre a importância do planejamento, controle, gestão e confiança para o alcance de resultados, uma das posturas adotada pelo Governo do Estado para o enfrentamento das dificuldades financeiras desencadeadas no país. George apontou o cenário favorável para que empreendedores invistam em suas empresas e apresentou os números de evolução do Produto Interno Bruto (PIB) com crescimento médio de 7% ao ano, refletindo nos valores da receita anual do estado, projetado em R$ 7.595.788.533,42 na Lei Orçamentária Anual (LOA) para 2016.

Sobre as importações e exportações do Estado, o titular de planejamento ressaltou o interesse das instituições públicas em aumentar a porcentagem de das micros, pequenas e médias empresas, que representam 15% atualmente, contra 80% das classificadas como grandes. “Temos que pensar nas estratégias que diminuam essa distância para que venham a fazer bons negócios também”, ressaltou George.

O vice-governador, Daniel Pereira, ressaltou as qualidades produtivas do Estado e a visibilidade que tem alcançado com a realização de grandes eventos como, por exemplo, o Rondônia Rural Show, classificada como uma das dez maiores feiras de agronegócio do país e incentivou aos empresários acreditarem e investir no estado.

O presidente da Fiero, Marcelo Tomé; o superintendente de Desenvolvimento do Estado (Suder), Rubens Barros; e o diretor técnico do Sebrae, Samuel Silva, também falaram do cenário favorável para investimentos em Rondônia.

Participaram das apresentações e rodadas de negócios disponibilizando linhas de crédito aos empresários, representantes do Banco do Brasil, Caixa Econômica Federal, Banco da Amazônia e Banco do Povo.

Texto: Jane Carla

Fotos: Alda Melo