Práticas de gestão do Detran avaliadas com ferramenta do Gespública

10/11/2015

Interessados em aperfeiçoar os serviços públicos prestados e contribuir para modernização da gestão pública em Rondônia, a equipe gerencial do Departamento Estadual de Trânsito (Detran) esteve reunida, na última semana, para autoavaliar as práticas de gestão existente no órgão. Para realizar o diagnóstico, o grupo utilizou uma das principaisferramentas oferecidas pelo Programa Nacional de Gestão Pública e Desburocratização (Gespública), coordenado pela Secretaria de Estado do Planejamento, Orçamento e Gestão (Sepog).

A instituição foi avaliada em oito critérios reconhecidos como norteadores de excelência como, por exemplo, Governança, Cidadãos, Pessoas, Processos, entre outros. Após a validação do diagnóstico, representando por pontos que vão de 0 a 250, a equipe vai elaborar um Plano de Melhorias da Gestão (PMG) com ações que deverão ser colocadas em prática no período de 15 meses. Após este prazo, o órgão irá reavaliar suas práticas, iniciando um ciclo de melhorias até o alcance da excelência em gestão.

Para a gerente de Procedimentos e Métodos da Sepog, Klycia Lis, com apoio da alta administração, empenho da equipe e envolvimento institucional é possível atingir o nível de excelência. Ela ressaltou que a realização do diagnostico pelo Detran demonstra interesse do órgão em atender a determinação do governador Confúcio Moura de oferecer um serviço de qualidade à população. “Este ano, a parceria com o Detran possibilitou a participação de diversas instituições em treinamentos de atualização nas ferramentas do Gespública e a autoavaliação realizada no órgão é fruto do conhecimento adquirido nestas capacitações,” lembrou a coordenadora do programa em Rondônia.

Segundo o diretor geral adjunto do Detran, Antônio Rebello, é fundamental a continuidade das ações de melhorias. “Temos que manter o espírito motivador e contagiar os demais servidores para o alcance da excelência”, destacou.

 

 

Texto: Jane Carla

Foto: Jane Carla