Saúde, Segurança e Educação planejadas para os próximos 15 anos em Rondônia

09/12/2015

As áreas de Saúde, Segurança e Educação estão inseridas como programas estruturantes no Plano de Desenvolvimento Estadual Sustentável (PDES), documento lançando oficialmente na última segunda-feira (07) pelo governo do Estado e que aponta diretrizes de investimento para o progresso de Rondônia em diversas áreas até 2030. As carteiras de projetos de cada uma dessas áreas para o período de 15 anos foram apresentadas nesta terça-feira (08) durante a programação da Semana Estadual de Desenvolvimento Sustentável, evento que visa aprofundar o público interessado no conteúdo do PDES.

Para as três áreas, o Plano especifica 29 projetos a serem desenvolvidos a curto (5 anos), médio (10 anos) e longo (15anos) prazo e seus indicadores.  Na educação estão previstos, por exemplo, a melhoria da qualidade da educação básica que abrange os ensino fundamental, médio e educação; a valorização dos profissionais de educação; o fomento à tecnologia da educação; a educação escolar de quilombolas, ribeirinhos e extrativistas, entre outros.

Com 12 projetos especificados no documento, o programa para área de saúde contempla a implementação da Rede Cegonha que visa estruturar e organizar a atenção à saúde materno-infantil; o fortalecimento da Rede de Urgência e Emergência com intuito de garantir acesso hierarquizado e regionalizado à assistência de urgência e emergência; a implantação da Rede de cuidados com a saúde da pessoa com deficiência em cada região de saúde com foco na ampliação do acesso; entre outros.

Na área de Segurança Pública, o PDES direciona caminhos para redução da taxa de homicídios dolosos e do número de vítimas fatais no trânsito; estruturação do quadro de servidores; estabelecimento de uma política de valorização das carreiras, entre outros.

Perspectivas

Além da explanação sobre os projetos para educação, saúde e segurança pública inseridos na diretriz do Bem Estar Social especificada no Plano, o segundo dia do evento contou também com debates sobre os programas e projetos que compõem as demais diretrizes de Territorialização e gestão ambiental; Competitividade Sustentável; e Modernização da Gestão Pública. Segundo a coordenadora do PDES, Zilene Rabelo, as diretrizes contemplam 28 programas e mais de 100 projetos.

Nesta quarta e quinta-feira (09 e 10), servidores de diversas pastas participam de treinamento na plataforma do Observatório do Desenvolvimento Regional. Na sexta-feira (11), último dia de evento, o secretário de Planejamento, Orçamento e Gestão (Sepog), George Braga, e a Superintendente de Assuntos Estratégicos (Seae), Rosana Vieira, vão falar sobre o Sistema de Governança e Participação Social.

Texto: Jane Carla

Foto: Jane Carla