Fórum do Consórcio Brasil Central vai reunir governadores de seis estados em Rondônia

10/12/2015

Na próxima semana, quinta e sexta-feira (17 e 18), Rondônia vai sediar a última reunião do ano do Consórcio Brasil Central, bloco formado pela união de seis estados brasileiros na intenção de planejar e executar projetos conjuntos em logística, industrialização e desenvolvimento tecnológico destinado a atrair investimentos para a região. O encontro vai ser realizado no auditório do Palácio Rio Madeira com a presença dos governadores de Tocantins, Distrito Federal, Goiás, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul e Rondônia, estados que integram o consórcio.

O objetivo principal do Fórum em Rondônia é eleger o secretário executivo e indicar os demais membros que deverão complementar a formação do consórcio, criado e regulamentado em outubro deste ano. Na última reunião do grupo, realizado no último mês em Brasília, o governador do estado de Goiás, Marconi Perillo, foi eleito presidente do consórcio. Agora, o encontro em Rondônia vai finalizar a formatação e debater as ações que deverão ser colocadas em prática no próximo ano.

De acordo com o secretário de estado do Planejamento, Orçamento e Gestão (Sepog), George Braga, serão apresentados projetos de logística, com foco na criação de ferrovias, hidrovias, ampliação e renovação da malha viária e aeroviária, entre outras ações de infraestrutura. “Outro ponto importante será o debate sobre as ameaças comuns relacionadas aos Projetos de Lei que tramitam no Congresso Nacional que podem acarretar severas alterações sobre os estados. Vamos debater alternativas para atuação no congresso nesse sentido”, enfatizou o secretário.

O fechamento do contrato de rateio com definição da data de aporte dos R$ 1,9 milhões para custeio; a definição da pauta da 1ª Reunião do Conselho Administrativo do Consórcio; e a apresentação do Estudo Fiscal pelo secretário de Governo de Minas Gerais, Eduardo Riedel, também farão parte da programação do evento.

Brasil Central

O Consórcio Brasil Central é composto pelos governadores de Rondônia, Confúcio Moura; Mato Grosso, Pedro Taques; de Goiás, Marconi Perillo; de Mato Grosso do Sul, Reinaldo Azambuja; do Tocantins, Marcelo Miranda; e do Distrito Federal, Rodrigo Rollemberg.

A iniciativa, idealizada pelo ministro-chefe da Secretaria de Assuntos Estratégicos da Presidência da República, Roberto Mangabeira Unger,  surgiu da necessidade dos estados com características comuns em vocações econômicas nas áreas de tecnologia, agricultura e pecuária, entre outras, unirem esforços para garantir o desenvolvimento da região e contribuir para o progresso do país.

Regulamentado pela Lei 3.638 de 1º de outubro de 2015, Rondônia passou a integrar o consórcio pelo seu desempenho econômico positivo no cenário nacional e ser caracterizado pela força do setor produtivo.

Texto: Jane Carla

Foto: ilustração