Encontro chama atenção para questões da Faixa de Fronteira de Rondônia

02/12/2015

Na Câmara Municipal de Guajará-Mirim, onde autoridades brasileiras defendiam os mesmos ideais com uma delegação de representantes bolivianos, o governador do Estado, Confúcio Moura, participou do XV Encontro dos Membros do Neifro, e admitiu que muito do que está sendo planejado agora pode demorar a acontecer em razão da crise econômica e politica no País. “Mas, se deixar tudo para depois será pior, porque será preciso trabalhar ainda mais”, afirmou em tom de incentivo aos participantes do encontro.

Os Núcleos Estaduais de Fronteira foram criados por solicitação do governo Federal, e têm como meta propor medidas e coordenar ações para o desenvolvimento de iniciativas necessárias à atuação do governo Federal na faixa de fronteira. Em Rondônia, a coordenação é da Secretaria de Estado do Planejamento, Orçamento e Gestão (Sepog).

O deputado estadual Dr Neidson e o prefeito Dúlcio Mendes agradeceram ao governador pelos investimentos no município, enquanto representantes bolivianos partilharam preocupações com o desenvolvimento da região e deixaram claro que são cidades com as mesmas características e que apresentam demandas semelhantes, embora sejam poucos os avanços.

Para o governador de Rondônia, as barreiras impostas pelas legislações, sobretudo a brasileira, já são quebradas pelo comportamento dos povos vizinhos, que visitam, compram e vendem seus produtos. “Precisamos quebrar o princípio da ignorância”, defendeu Confúcio, ao mesmo tempo em que anunciou que colocará o barco-hospital, que está em construção em Guajará-Mirim, para atender aos ribeirinhos dos dois países com profissionais brasileiros e bolivianos.

Mais fotos: http://www.sepog.ro.gov.br/Galeria/VisualizarGaleria?galeriaID=7

Matéria: Nonato Cruz