Campanha ‘Não Desvie o Olhar’ pretende prevenir e combater casos de violência contra crianças e adolescentes; Sepog apoia iniciativa.

05/02/2016

Para enfrentar a exploração sexual contra crianças e adolescentes, o Governo de Rondônia, em parceria com as prefeituras dos 52 municípios do estado, Tribunal de Justiça e Ministério Público, iniciou a campanha Não Desvie o Olhar. Durante o carnaval, as ocorrências de violência contra menores de idade aumentam significantemente.

A proposta é trabalhar com a identificação visual da campanha com banners, leques, TV, Radio, Cartaz, distribuição de panfletos com o slogan “Disque 100”, em eventos de grande concentração de pessoas. Em Porto Velho, as equipes coordenadas pela Seas saíram para a rua, a fim de conscientizar o brincante através das abordagens. Além dos eventos carnavalescos que estão na rota da equipe, rodoviária, aeroporto, Espaço Alternativo em Porto Velho também farão parte da meta.

A secretária de Assistência e Desenvolvimento Social (Seas), Valdenice Domingos, afirmou que em Rondônia o lançamento da campanha mostra o comprometimento do Governo e todos os órgãos e instituições envolvidas na proteção dos direitos das crianças e adolescentes. “Estaremos atuando em um período que se registra o crescimento de denúncias de violações de direitos”, destacou.

Segundo ela, além do governo, é muito importante que a sociedade civil também se engaje na campanha denunciando os casos de exploração sexual e trabalho infantil. “Precisamos da participação de todos”, afirma.

O promotor de justiça Marcos Valério Tarsila lembrou que o ano de 2015 foi um ano produtivo para as políticas das crianças e adolescentes, uma vez que em 2015  foram eleitos os novos conselheiros tutelares, “ Essa campanha é um ponta pé inicial para as políticas da criança e adolescente no ano, com essa campanha nós conseguimos unir forças, potencializar e dá eficácia para que o cidadão fique atento, e que não só o governo tenha essa preocupação, mas que também o cidadão ajude, ligando no numero disponibilizado para que seja realizados essas denuncias, o “Disque 100”.

Texto: Jane Carla

Fotos: Leandro Morais