Governo fecha plano de ação das secretarias regionais no interior do estado

12/02/2016

Em encontro realizado em Ouro Preto do Oeste, na última semana, entre secretários das Unidades Avançadas de Planejamento, Orçamento e Gestão Regional (UAPG), que representam o governo do estado em nove regiões de Rondônia, um plano contendo projetos prioritários com foco no desenvolvimento econômico e sustentável das localidades foi definido. A primeira reunião de trabalho de 2016 foi conduzida pela Secretaria de Estado do Planejamento, Orçamento e Gestão (Sepog).

Entre os projetos estabelecidos no plano estão a implantação de uma Usina de Nitrogênio, em Ariquemes; Incentivo ao plantio de café em assentamentos com famílias de baixa renda em Machadinho do Oeste e Vale do Anary;  e Incentivo ao plantio de cacau para dez famílias de baixa renda em Theobroma. Em Jaru, ficou estabelecida a implantação do projeto ‘Nem todo lixo é lixo’.

Na região de Ouro Preto do Oeste, o incentivo às agroindústrias deve ganhar força com a implantação de uma vitrine expondo os produtos de sete organizações aos turistas que visitam o município. Em Ji-Paraná, o objetivo será aumentar e recuperar a produção de leite. Para a região de São Francisco do Guaporé ficou estabelecida a implantação de um viveiro de castanhas do Brasil. O apoio aos pequenos produtores de café será intensificado na região de Cacoal.

A aquisição de maquinários para auxilio às agroindústrias e a realização de uma feira para incentivo produtivo também serão priorizadas, respectivamente, para região de Vilhena e Rolim de Moura. Em Guajará-Mirim, o foco será a piscicultura em tanques escavados para associações.

De acordo com o secretário da Sepog, George Braga, todos os projetos deverão ser realizados em parceria com órgãos competentes a cada segmento. “Todos têm prazo para serem executadas em 2016, paralelo as demandas do governador Confúcio Moura, aos trabalhos do território da cidadania e aos acompanhamentos das obras do Estado dos municípios, entre outras ações”, ressaltou o secretário.

As Unidades regionais estão localizadas nos municípios de Ariquemes, Jaru, Ouro Preto do Oeste, Ji-Paraná, Cacoal, Vilhena, Rolim de Moura, São Francisco do Guaporé e Guajará-Mirim.

Texto: Jane Carla

Fotos: Alexandre Araujo