Estratégias para execução do Plano de Desenvolvimento Estadual são definidas pelo estado

23/02/2016

O alinhamento de como as ações previstas no Plano de Desenvolvimento Estadual Sustentável (PDES), documento que aponta eixos estratégicos para desenvolver o Estado nos próximos 15 anos, serão executadas em Rondônia foi tema de reunião entre a coordenação do Plano, instalada na Secretaria de Estado do Planejamento, Orçamento e Gestão (Sepog), e representantes dos demais órgãos estaduais. Realizado na última sexta-feira (19), o encontro traçou um roteiro para iniciar a fase de implementação.

A disseminação das ações do Plano no âmbito das secretarias estaduais será o primeiro passo para fortalecer o trabalho de equipe. “O aprofundamento do conteúdo que contém as diretrizes de investimentos estaduais até 2030 é fundamental para que todos trabalharem com foco nos mesmos objetivos. Todos precisam conhecer o plano,” disse o secretário da Sepog, George Braga.

Para garantir que o plano seja executado mesmo após a troca de gestão nos próximos anos, o governador Confúcio Moura determinou que o documento fosse transformado em lei. Dessa forma, a realização de audiências públicas também foi definida durante a reunião de trabalho. “A ideia é envolver a sociedade neste processo. Ela precisa saber o que é o PDES, quais são as diretrizes e ações estabelecidas para o desenvolvimento do estado e opinar também”, explicou uma das coordenadoras do Plano, Zilene Rabelo.

Neste contexto, ficou estabelecida a realização de dez audiências públicas nos municípios que representam as regiões de Rondônia para o envolvimento de todo o estado. Também deverão participar das audiências representantes das prefeituras, vereadores, instituições financeiras e de ensino e demais representantes da sociedade civil organizada.

O Plano

Concluído no final do ano passado, o PDES é fruto do acordo de cooperação entre o Estado e o Ministério da Integração Nacional e aponta alternativas para reduzir desigualdades e maximizar oportunidades de desenvolvimento nas dez regiões de Rondônia. O planejamento contém quatro diretrizes, 28 programas e 157 projetos organizados em metas.

Texto: Jane Carla

Fotos: Alda Melo