Seplan promoveu ontem a 1ª Reunião Ordinária de 2013 do NEAPL/RO

14/03/2013

Aconteceu na manhã de ontem (13), no auditório da Emater, a 1ª Reunião do Núcleo Estadual de Apoio aos Arranjos Produtivos Locais de Rondônia do ano, onde houve a posse dos novos membros do núcleo, que todos os anos é atualizada. Na ocasião, foram apresentadas as ações do ministério da indústria e comércio para APLs, além da aprovação do plano de trabalho para 2013 e a indicação de três APLs de Rondônia para fazer parte da base de dados do ministério que vai compor o Observatório Brasileiro de APL.

O encontro abordou a estratégia de usar os APLs como instrumento de política pública para estimular o desenvolvimento produtivo, a inovação, o avanço da competitividade estadual em concordância com as políticas de desenvolvimento produtivo, da concorrência do país, cuja preocupação, é integrar todos os órgãos de fomento, assistência técnica, capacitação, treinamento de mão de obra e de financiamento.

Para a técnica da Seplan, Celi Arruda Lisboa “a reunião foi de grande importância para abordar a questão do planejamento do núcleo e das decisões que tem para os APLS de Rondônia e o foco também foi dar continuidade às ações em andamento e aderir as novas propostas do Governo Federal do MDIC para  APLs.”

O NEAPL de Rondônia tem atualmente 28 instituições que aderiram ao programa de APL no estado, representadas por membros titulares e suplentes. A Seplan, é a responsável por coordenar as atividades do Núcleo,  estimular e promover a integração de ações das diversas instituições que atuam em cada APL.

Com o apoio de bancos como, Banco do Brasil, Caixa Econômica Federal, Banco da Amazônia dentre outros, a iniciativa vai apoiar o desenvolvimento de mecanismos de produção e difusão de inovações e de articulação entre as empresas e instituições previstas no programa.

“O plano de trabalho é formar os Comitês Gestores de cada APL e inserir Rondônia no observatório brasileiro de APL, e apoiar a organização e desenvolvimento dos APLs ” afirmou Celi Arruda.

 
 

Texto:
Luana Najara