Órgãos estaduais deverão eleger e focar em ações prioritárias em 2017

05/04/2016

O planejamento das ações a serem concretizadas pelas instituições estaduais no próximo ano foi tema de encontro realizado nesta segunda-feira (04) entre os secretários titular e adjunto da Secretaria de Estado do Planejamento, Orçamento e Gestão (Sepog), George Braga e Pedro Pimentel, e representantes das unidades orçamentárias de cada órgão. A ideia foi debater a minuta do projeto da Lei de Diretrizes Orçamentária (LDO), para o exercício financeiro do próximo ano, com os técnicos que lidam diretamente com o planejamento e controle orçamentário das unidades, e orientá-los sobre como devem planejar suas ações no contexto da atual economia.

A programação orçamentária das despesas e receita do estado para 2017 está em elaboração desde fevereiro e tem focado na prudência e controle das ações para que Rondônia continue com as contas equilibradas. Durante abertura, George Braga lembrou que este é o sexto ano de planejamento orçamentário da gestão atual e que o método participativo, adotado pelo governador Confúcio Moura, tem trazido bons resultados e que a forma de planejar pode ser aperfeiçoada. “Precisamos estar alinhados e direcionados pelos planos já elaborados pelo governo”, frisou se referindo ao Plano Plurianual 2016-2019 e ao Plano de Desenvolvimento Estadual Sustentável (PDES). Os planos, construídos a partir da participação da sociedade e com base nas vocações econômicas do estado, apontam caminhos de desenvolvimento e progresso de Rondônia.

Ao apresentar a minuta do projeto de lei e debater os possíveis ajustes, o adjunto Pedro Pimentel orientou sobre a importância de estabelecer prioridades e buscar alternativas de captação de recursos para complementar a concretização de programas.

A reunião antecedeu à audiência pública da LDO 2017 que será realizada na próxima sexta-feira (08), no auditório da Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural (Emater), às 15 horas, onde tem como público alvo a sociedade em geral.

No site da Sepog, cidadãos interessados podem acessar a minuta do projeto de lei. Podem também enviar sugestões ao e-mail:

sugestoesldo2017@sepog.ro.gov.br.

 

 

 

Texto: Jane Carla

Fotos:Alda Melo