Equipes gerenciais das secretarias de estado incorporam plano que projeta Rondônia até 2030

17/05/2016

Para disseminar as diretrizes e projetos que compõem o Plano de Desenvolvimento Estadual Sustentável (PDES) e reafirmar a necessidade de alinhamento das ações nas secretarias, a Coordenação Técnica e o Grupo de Acompanhamento, responsável pelo Plano, estão realizando reuniões com as equipes gestoras de todas as secretarias estaduais. O Plano  aponta rumos para investimentos nas vocações econômicas e sustentáveis do estado para os próximos 15 anos, visando promover o desenvolvimento econômico com inclusão social. Até o final deste mês, todas as pastas deverão estar alinhadas e orientadas sobre a importância do documento que passa a ser o direcionador das ações de governo.

Nesta etapa, o PDES já foi apresentado e debatido com representantes das Secretarias de Estado da Agricultura (Seagri), Desenvolvimento Ambiental (Sedam), Finanças (Sefin) e Departamento Estadual de Trânsito (Dentran). Nesta segunda-feira (16), o encontro foi realizado com a equipe da Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural (Emater).

A coordenadora do Plano, Zilene Rabelo, explicou, durante a reunião, que a elaboração do PDES foi baseada em um diagnóstico da real situação do estado em todas as áreas. “Deparamo-nos com alguns planos já existentes e a partir deste ponto foram realizadas oficinas com diversas representações entre elas, os dos segmentos econômico, industrial, comercial, além da sociedade civil organizada, para consolidarmos em só plano”, lembrou Zilene.

Para garantir que o PDES seja executado mesmo após a troca de gestão nos próximos anos, o governador Confúcio Moura determinou que o documento seja transformado em lei e se torne uma Política de Estado.  Segundo o secretário de Planejamento, Orçamento e Gestão (Sepog), George Braga, o aprofundamento do conteúdo que contém as diretrizes de investimentos estaduais até 2030 é fundamental para que todos trabalhem com foco nos mesmos objetivos.

O PDES

Concluído no final do ano passado, o PDES é fruto do acordo de cooperação técnica entre o Estado e o Ministério da Integração Nacional e aponta alternativas para reduzir desigualdades e maximizar oportunidades de desenvolvimento nas dez regiões de Rondônia. O planejamento contém quatro diretrizes, 28 programas e 157 projetos organizados em metas que deverão ser executados em até 15 anos.

 

Texto: Jane Carla

Fotos: Alda Melo