Primeira Conferência das Cidades realizada em Ariquemes

31/05/2016

As principais demandas da sociedade relacionadas ao  desenvolvimento urbano do município de Ariquemes foram debatidas e selecionadas durante a realização, nos dias 18 e 19 desde mês, da etapa municipal da 6ª Conferência das Cidades. Coordenada pela secretaria de Estado do Planejamento, Orçamento e Gestão (Sepog), o evento envolveu representantes do poder público e da sociedade civil organizada no Centro de Educação de Jovens e Adultos (Cejaar).

Além dos debates, a programação contou com eleições dos delegados que irão representar o município e defender as propostas locais durante a etapa estadual da conferência. Entre os diversos painéis debatidos durante a conferência esteve a palestra que leva o tema da 6ª edição: “A Função Social da Cidade e da Propriedade: Cidades Inclusivas, Participativas e Socialmente Justas”. Ministrada pelo professor mestre em Desenvolvimento Regional e Meio Ambiente e assessor da Sepog, Nivergilio Pereira, a discussão do tema teve como base quatro eixos estruturantes.

Entre as principais demandas levantadas pelos participantes estiveram: O melhor planejamento das áreas públicas em cada bairro e distrito; Criar políticas de incentivos ao empreendimento, fomentando e ampliando o polo industrial e criando um polo universitário para promover o turismo na região; Modificação do Plano Diretor com base em um estudo técnico com observação ao uso do solo; entre outros.

De acordo com os organizadores as conferências representam um mecanismo para consolidar a inclusão e promover a justiça social para uma grande parcela da população.

Os municípios que manifestaram interesse têm até 05 de julho para realizar a conferência em sua cidade. Segundo o regimento interno do evento, as conferências devem ser públicas e acessíveis por todos os cidadãos, porém as eleições para delegados que participarão da etapa estadual deverão respeitar critérios de representação de órgãos, entidades e organizações.

Texto: Jane Carla

Fotos: colaboradores