Engenheiros da Sepog atualizados sobre fiscalização de obras públicas

01/06/2016

Interessados em aperfeiçoar e ampliar os conhecimentos relacionados às obras públicas, engenheiros integrantes do Programa Integrado de Desenvolvimento e Inclusão Socioeconômica do Estado de Rondônia (Pidise), desenvolvido pelo Governo do Estado, participaram, na última sexta-feira (27), do curso sobre ‘Fiscalização de Obras Públicas’. O treinamento fez parte da programação do XIII Congresso Estadual do Sindicato dos Engenheiros, promovido pelo Sindicato dos Engenheiros do Estado de Rondônia (Senge).

O corpo de engenharia do programa, instalado na Secretaria de Estado do Planejamento, Orçamento e Gestão (Sepog), pasta coordenadora do Pidise, conta com dez engenheiros responsáveis pela fiscalização e acompanhamento das mais de 40 obras em andamento no estado em diversas áreas consideradas estratégicas. Entre os principais resultados, o Pidise tem melhorado a infraestrutura pública e potencializado o desenvolvimento de Rondônia.

Neste contexto, a equipe tem procurado se manter atualizada sobre os diversos temas que envolvem a rotina de trabalho, contribuindo com a prestação de um serviço público moderno com qualidade. Segundo o coordenador de engenharia do programa, Mirvaldo Moraes, a participação no curso foi importante por incentivar as tomadas de iniciativas e decisões com maior segurança na legislação, além de nivelar o conhecimento técnico de todos os engenheiros. “Avalio como positivo, principalmente por abordar questões típicas da nossa rotina. Estamos em constante contato com tudo o que foi apresentado e debatido, por isso os engenheiros puderem ter uma visão mais real e concreta dos temas”, disse Mirvaldo.

Entre os assuntos abordados pelo instrutor no curso, Domingos Sávio Caldeira, estiveram a previsão legal das obras; orientações comportamental, tramitação dos processos administrativos e processos administrativos desde o certame licitatório até a execução e recebimento de contratos.

Texto: Jane Carla

Fotos: Senge e colaboradores