Cacoal elege propostas para melhoria urbana do município

22/06/2016

Aproximadamente 150 pessoas, entre autoridades e representantes de diversos segmentos da sociedade, elegeram as principais demandas do município relacionadas ao desenvolvimento urbano durante a etapa municipal da 6ª Conferência das Cidades, na última semana. O debate foi Coordenado pela Secretaria de Estado do Planejamento, Orçamento e Gestão (Sepog) e realizado no auditório da Faculdade de Ciências Biomédicas de Cacoal (Facimed).

Entre as principais propostas eleitas estão a realização de estudo, criação e implantação de um plano de arborização e calçamento padronizado/acessível em parceria com empresas privadas e com a comunidade, formação; formação de cultura de utilização dos espaços públicos por meio da educação e com a manutenção desses espaços públicos garantida no orçamento público; Implantação de um transporte público de qualidade com incentivo e subsidio por parte do governo, visando melhorar a mobilidade; e  disponibilização pelo Ministério das Cidades dos programas de georreferenciamento para municípios de pequenos e médios porte, com a finalidade de modernização do sistema de informatização do cadastro multifinalitário dos municípios.

Com o tema “A Função Social da Cidade e da Propriedade”, a conferência contou com as palestras sobre “O Brasil Urbano: A cidade que temos”, ministrada pelo professor mestre em Desenvolvimento Regional e Meio Ambiente e assessor da Sepog, Nivergilio Pereira. O tema “Reciclagem de Resíduos da Construção Civil em Porto Velho” também foi debatido pelo engenheiro eletricista, Naraiel Ferrari.

Os municípios que manifestaram interesse têm até 05 de julho para realizar a conferência em sua cidade. Segundo o regimento interno do evento, as conferências devem ser públicas e acessíveis por todos os cidadãos, porém as eleições para delegados que participarão da etapa estadual deverão respeitar critérios de representação de órgãos, entidades e organizações.

Texto: Jane Carla

Fotos: Prefeitura de Cacoal