Desafios e estratégias da economia criativa debatidas em palestra ministrada por Ronaldo Lemos, em Porto Velho

22/06/2016

Novos conceitos e métodos para desenvolver a economia criativa em Rondônia foram apresentados nesta terça-feira (21) pelo especialista em tecnologia, cultura e propriedade intelectual, professor doutor Ronaldo Lemos, durante a palestra “Economia Criativa como Estratégia de Desenvolvimento”, realizada pelo Governo de Rondônia, no Teatro Estadual Guaporé, em Porto Velho. O especialista debateu, com base em estudos feitos a partir de experiências bem sucedidas em diversos países, a importância da identificação, reconhecimento e valorização da cultura local para a construção de uma identidade própria.

Um dos mais importantes desafios a ser enfrentados no Brasil, de acordo com Ronaldo Lemos, é conseguir transformar conhecimento e cultura em produtos e serviços para gerar um novo tipo de empreendimento com novas oportunidades. Logo no início da palestra, ele ressaltou a característica empreendedora dos brasileiros, e apresentou o conceito chamado de “Softpower” como alternativa para se trabalhar o desafio apontado. Definida como “Poder Suave”, o conceito concretiza o poder das ideias.

“Por muito tempo, os Estados Unidos foram os únicos a utilizarem esta ideia, porém recentemente outros países começaram a utilizar a mesma estratégia”, explicou Lemos ao apresentar exemplos, como o Japão, que hoje adotou a cultura pop japonesa, entre outros, como Coreia, China, Nigéria, que têm investido na imagem cultural como forma de projeção internacional.

Segundo Ronaldo Lemos, os exemplos demonstram a importância de como culturas, às vezes consideradas secundárias, se transformam em iniciativas de estado por terem sido identificadas como potencial de desenvolvimento. Na oportunidade, ele parabenizou a iniciativa do Governo de Rondônia por se interessar em debater com o próprio público as perspectivas do tema. “Se Rondônia vier a implantar este conceito como projeto de identidade será um beneficio para todas as cadeias produtivas do estado”, incentivou.

Ao agradecer as instituições parceiras na realização do evento e ao palestrante, o secretário de Planejamento, Orçamento e Gestão, George Braga, falou da iniciativa do governador Confúcio Moura de ampliar o debate sobre o conceito do Softpower na economia criativa com técnicos estaduais e demais interessados. Para exemplificar a valorização da cultura local, George lembrou o projeto “Polo Turístico Caminhos do Pium”, desenvolvimento pelo Sebrae no Rio Grande do Norte. O projeto consiste em um percurso organizado para que turistas conheçam os principais produtos e serviços da cultura local.

“Precisamos investir em nossa criatividade. É importante que Rondônia defina e tenha seus caminhos reconhecidos na cultura, seja no turismo, teatro, música, no açaí, tucumã, graviola, no Arraial da Flor do Maracujá, no artesanato, entre outros”, ressaltou.

Ao final da palestra, o público, formado por autoridades, técnicos estaduais, estudantes, representantes do terceiro setor, entre outros, tiveram a oportunidade de trocar ideias com o especialista sobre as diversas tendências culturais existentes em Rondônia.

O evento foi realizado por meio da Sepog, em parceria com a Superintendência de Desenvolvimento de Rondônia (Suder), Federação das Indústrias do Estado de Rondônia (Fiero) e a Federação do Comércio de Rondônia (Fecomércio).

 

Texto: Jane Carla

Fotos: Alda Melo e Marcelo Gladson